ad16
GeralTodas as Notícias

Semiárido: Jovens se mobilizam para participar de encontro em Picos

O evento, que acontecerá no campus do Instituto Federal do Piauí, promete reunir cerca de 400 jovens de dez estados brasileiros.

De 05 a 07 de abril, a cidade de Picos sediará o II Encontro de Jovens Rurais do Semiárido Brasileiro. O evento, que acontecerá no campus do Instituto Federal do Piauí, promete reunir cerca de 400 jovens de dez estados brasileiros.

Dentro da programação, além de palestras, feira de produtos artesanais e apresentações culturais, também serão discutidos temas como Gênero, Agroecologia, Ecogastronomia, Identidade Cultural, e vários outros assuntos de interesse das/os jovens de diversas comunidades rurais da região semiárida do Brasil.

I Encontro de Jovens Rurais do Semiárido, Paraíba – Foto: Ascom

É grande a expectativa para os três dias e a juventude, beneficiada por projetos sociais financiados por entidades envolvidas na realização desse encontro, se prepara para participar ativamente da programação.

Assim como o São-Julianense Tandley Cavalcante, de 19 anos, que percorrerá cerca de 80km para estar inserido neste grande debate. “Vejo uma grande organização e dedicação dos organizadores do evento, e minha expectativa é muito grande, pois sei que vou aprender e desfrutar de todo conhecimento que será compartilhado”, disse.

Oriunda da comunidade quilombola Potes, município de Itainópolis, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Liria Maria Aquino é beneficiária do Projeto Viva o Semiárido e também marcará presença no Encontro. “A minha perspectiva para o encontro de jovens é bem grande no sentido de poder melhorar a visão e trocar ideias e experiências através do que cada um produz e como se organizam no semiárido”.

A jovem Marlieidy Santos é da comunidade Assentamento União, municipio de Geminiano (há 19 km de Picos), e beneficiária do Projeto Viva o Semiárido na área da mandiocultura, além de atividades da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Ela é uma das participantes do Encontro de Jovens Agricultores e expressa sua expectativa como bastante positiva devido à oportunidade de interação e compartilhamento de vivências em seus territórios. “A minha expectativa para o evento é sempre aprender mais com as oficinas, plenárias e palestras de pessoas experientes nos diversos assuntos que serão abordados. Teremos a oportunidade de conhecer novas pessoas, cada um com sua cultura, e com muita coisa a ser compartilhada. Acredito que esse evento será maravilhoso para todos”.

A grande mobilização promete aquecer a economia local durante estes três dias como o setor de hotelaria para hospedagem e alimentação das diversas delegações que chegarão ao município picoense ainda na quinta-feira (04), além de transporte para deslocamento dos participantes.

Para o moto-taxista Francisco de Assis, que resine na zona leste da cidade, região onde será realizado o evento, diz que esta será uma grande oportunidade de aprendizado para os participantes e também para trabalhos extras.

“Eu não sabia desse evento, mas desde já fico feliz, tanto pelo aprendizado para nossos jovens como para gente que trabalha com transporte. Estarei lá com certeza para fazer ‘corrida’ e ganhar um extra já que a crise também chegou à gente”, contou o motociclista.

Esta grande mobilização jovem é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Coordenadoria de Políticas para a Juventude (COJUV) e Projeto Viva o Semiárido em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa Semear Internacional, com apoio de movimentos sociais.

Ascom – Fabrício Sousa

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade