Seminário abre Semana do Meio Ambiente em Picos
[ad#336×280]A prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) realizaram na manhã desta quarta-feira, 04, no Auditório da Associação Comercial de Picos o Seminário “Desenvolvimento Sustentável: Aspectos Educacionais e Jurídicos”. O evento que se estende até a tarde de hoje marca oficialmente a abertura das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente na cidade.
O Seminário contou com a participação massiva do público e algumas autoridades do município e do Estado, como o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, secretário de Meio Ambiente de Picos, Gláuber Silva, o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Mário Ângelo, secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno e o secretário de Educação, Padre Valmir Lima. Todos de forma geral em suas falas ressaltaram a escassez dos recursos hídricos na região ocasionados por conta da seca.
O secretário de Meio Ambiente do Piauí, Mário Ângelo, demonstrou em seu discurso preocupação com o estágio atual em que se encontra o Rio Guaribas, a Barragem de Bocaina e a Barragem de Piaus, onde os reservatórios e o leito do rio estão com a quantidade de água bem abaixo do normal.
“Hoje estamos aqui discutindo sobre um possível conflito que há na região sobre o acesso da água ao longo do Rio Guaribas. Nós temos uma situação de escassez, o reservatório de Bocaina encontra-se apenas com 22% da sua capacidade total, e por conta disto a água não está chegando em Torrões. Centenas de famílias que dependem deste recurso para sobreviver estão sendo prejudicadas”, disse Mário Ângelo.
O secretário ressaltou que diante do problema, o poder público estadual, federal, municipal e órgãos competentes, além dos pequenos irrigantes que utilizam da água do Rio Guaribas sentarão para debater este assunto e chegar a um denominador comum, onde será exposta a gravidade da situação e a possível adoção de medidas.
A programação da Semana do Meio Ambiente segue até amanhã com o II Passeio Ciclístico Ambiental a partir das 7h30, onde acontece a entrega dos Kits para os inscritos. O percurso sai da Secretaria de Meio Ambiente com destino a Praça Félix Pacheco.