ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Seminário abre Semana do Meio Ambiente em Picos

[ad#336×280]A prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) realizaram na manhã desta quarta-feira, 04, no Auditório da Associação Comercial de Picos o Seminário “Desenvolvimento Sustentável: Aspectos Educacionais e Jurídicos”. O evento que se estende até a tarde de hoje marca oficialmente a abertura das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente na cidade.

Público participante do evento - Foto: Jesika Mayara
Público participante do evento – Foto: Jesika Mayara

O Seminário contou com a participação massiva do público e algumas autoridades do município e do Estado, como o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, secretário de Meio Ambiente de Picos, Gláuber Silva, o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Mário Ângelo, secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cláudio Galeno e o secretário de Educação, Padre Valmir Lima. Todos de forma geral em suas falas ressaltaram a escassez dos recursos hídricos na região ocasionados por conta da seca.

Autoridades que compuseram a mesa de honra do evento - Foto: Marta Soares
Autoridades que compuseram a mesa de honra do evento – Foto: Marta Soares

O secretário de Meio Ambiente do Piauí, Mário Ângelo, demonstrou em seu discurso preocupação com o estágio atual em que se encontra o Rio Guaribas, a Barragem de Bocaina e a Barragem de Piaus, onde os reservatórios e o leito do rio estão com a quantidade de água bem abaixo do normal.

“Hoje estamos aqui discutindo sobre um possível conflito que há na região sobre o acesso da água ao longo do Rio Guaribas. Nós temos uma situação de escassez, o reservatório de Bocaina encontra-se apenas com 22% da sua capacidade total, e por conta disto a água não está chegando em Torrões. Centenas de famílias que dependem deste recurso para sobreviver estão sendo prejudicadas”, disse Mário Ângelo.

Mário Ângelo, secretário de Meio Ambiente do Piauí
Mário Ângelo, secretário de Meio Ambiente do Piauí

O secretário ressaltou que diante do problema, o poder público estadual, federal, municipal e órgãos competentes, além dos pequenos irrigantes que utilizam da água do Rio Guaribas sentarão para debater este assunto e chegar a um denominador comum, onde será exposta a gravidade da situação e a possível adoção de medidas.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até amanhã com o II Passeio Ciclístico Ambiental a partir das 7h30, onde acontece a entrega dos Kits para os inscritos. O percurso sai da Secretaria de Meio Ambiente com destino a Praça Félix Pacheco.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade