ad16
Álbum de FotosEducaçãoTodas as Notícias

I Seminário de Formação encerra com avaliação positiva dos participantes

O terceiro e ultimo dia do I Seminário de Formação – saberes e práticas na formação universitária, realizado pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Piauí – campus de Picos, aconteceu nesta quinta-feira (27) e ofertou aos participantes presentes, uma programação variada.

O evento, que faz parte do plano de gestão, buscou, ao longo de sua realização, estimular e promover o aprimoramento pedagógico contínuo do corpo docente universitário, bem como contribuir com o desenvolvimento de competências através da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, favorecendo assim, o bom desempenho dos cargos, funções e papéis.

Dividido em dois momentos principais, o seminário trouxe, na parte da manhã, uma palestra ministrada pelo professor doutor Raimundo Dutra, que abordou as ações de extensão e assistência estudantil da UESPI, respondendo aos questionamentos de alunos e professores. Dutra falou também da importância de um evento como este para a universidade como um todo. Segundo ele, “eventos desse tipo são importantes porque a universidade é uma comunidade formada por diversos atores e esses atores precisam conhecer os processos e ações que ocorrem dentro da instituição, para que possam se inteirar, participar e propor ações”, falou.

Ainda no primeiro momento, os servidores administrativos foram contemplados com uma palestra motivacional, proferida por Wedson Bezerra, que falou acerca dos motivos para ser feliz.

No período da tarde, a primeira palestra ficou por conta do professor doutor Geraldo Eduardo da Luz Junior, que apresentou ao corpo docente e discente da instituição, a pesquisa e a pós-graduação na UESPI. O professor destacou a importância dos cursos de graduação serem ministrados em cima do tripé ensino-pesquisa-extensão e afirmou que “em um primeiro momento, os alunos tem contato imediato apenas com o ensino, enquanto que a pesquisa e a extensão são de suma importância, pois complementam as habilidades e competências que as disciplinas passam para os acadêmicos. A pesquisa, especificamente, deve ser feita seguindo um método, chamado de método científico”, afirmou Geraldo.

Encerrando as atividades do I Seminário de Formação, o Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Piauí, representado pelos professores Maia e Luciana Saraiva, em visita ao campus, destacou a importância de se desenvolver a pesquisa corretamente. Segundo Maia, “a visita ao campus de Picos representa uma aproximação entre os comitês de ética e os campis da instituição. A ideia aqui é sensibilizar todo professor que é um potencial pesquisador a respeito da ética, visto que todo projeto de pesquisa hoje precisa estar atento às resoluções e as leis para que eles possam estar dentro dos critérios éticos exigidos”, falou.

Ao final do evento, o diretor da instituição Evandro Alberto de Sousa, fez uma avaliação geral e positiva, destacando sua importância e afirmando que a proposta principal era discutir as práticas docentes e discentes, envolvendo também os técnicos servidores para que fosse discutindo melhorias tanto na forma interpessoal, quanto na forma de fazer sua rotina de trabalho. Segundo ele, “nós estamos satisfeitos e agradecemos a comissão organizadora e a todos que se empenharam e deram sua contribuição para que isso de fato acontecesse. Esse evento agora faz parte de um calendário semestral e sua proposta será reaplicada nos próximos semestres, durante esses próximos quatro anos, visto que faz parte de um plano de gestão e nós estamos apenas cumprindo”, disse.

 Além do diretor Evandro, outros participantes avaliaram a realização do seminário de forma positiva e destacaram a importância de se construir mais eventos como este na instituição.

VEJA MAIS IMAGENS

 

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também