Continua após a publicidade

[ad#336×280]O combate às chamadas doenças negligenciadas — entre elas, esquistossomose, ganha um novo reforço a partir desta terça-feira (24). A secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi), levará a cidade de Picos a coordenadora do Programa nacional de Vigilância e Controle da Esquistossomose (PCE), Jean Marie.

Na oportunidade,  a coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, estará capacitando os profissionais de saúde do município e mostrando as estratégias que serão implantadas a fim de erradicar a doença na zona urbana e rural de Picos.

Continua após a publicidade

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inacio Lima, a parceria entre o município de Picos e a Sesapi possibilitará investimentos e ações positivas para o combate a esquitossomose em Picos.

Visão de Picos a partir do Morro da Aerolândia
Visão de Picos a partir do Morro da Aerolândia

“O município de Picos é considerado foco dessa doença há mais de 30 anos. Parceria entre a gestão municipal e nossos técnicos tem resultado num trabalhado de ações de saneamento básico mediante instalação de fossas sépticas, monitoramento de coleções hídricas através de pesquisas, inquéritos croposcópicos (exame de fezes) e tratamento a pacientes”, pontua Inácio Lima.

Além de Picos outros municípios também estão sendo monitorados pela Sesapi. Ainda no Piauí, a coordenadora do programa nacional de vigilância e controle da esquistossomose (PCE), Jean Marie e demais membros do Ministério da Saúde, estarão no próximo dia 25, no Conselho Estadual de Saúde, realizando reunião para mostrar resultado de inquéritos das 19 cidades pesquisadas pela Sesapi.

RiachãoNet

O RiachãoNet está no WhatsApp!

Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.

WhatsApp