ad16
GeralSaúde

Sesapi apresenta projeto de erradicação da Esquistossomose em Picos

[ad#336×280]O combate às chamadas doenças negligenciadas — entre elas, esquistossomose, ganha um novo reforço a partir desta terça-feira (24). A secretaria de Estado da Saúde, (Sesapi), levará a cidade de Picos a coordenadora do Programa nacional de Vigilância e Controle da Esquistossomose (PCE), Jean Marie.

Na oportunidade,  a coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi, estará capacitando os profissionais de saúde do município e mostrando as estratégias que serão implantadas a fim de erradicar a doença na zona urbana e rural de Picos.

De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inacio Lima, a parceria entre o município de Picos e a Sesapi possibilitará investimentos e ações positivas para o combate a esquitossomose em Picos.

Visão de Picos a partir do Morro da Aerolândia
Visão de Picos a partir do Morro da Aerolândia

“O município de Picos é considerado foco dessa doença há mais de 30 anos. Parceria entre a gestão municipal e nossos técnicos tem resultado num trabalhado de ações de saneamento básico mediante instalação de fossas sépticas, monitoramento de coleções hídricas através de pesquisas, inquéritos croposcópicos (exame de fezes) e tratamento a pacientes”, pontua Inácio Lima.

Além de Picos outros municípios também estão sendo monitorados pela Sesapi. Ainda no Piauí, a coordenadora do programa nacional de vigilância e controle da esquistossomose (PCE), Jean Marie e demais membros do Ministério da Saúde, estarão no próximo dia 25, no Conselho Estadual de Saúde, realizando reunião para mostrar resultado de inquéritos das 19 cidades pesquisadas pela Sesapi.

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade