ad16
DestaquesTodas as Notícias

Sesapi aumenta número de leitos de UTI Covid no Piauí

O aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está ampliando o número de leitos de UTI Covid e atendimento à Síndromes Gripais no Piauí para atender à população. Ao todo, serão 87 leitos a mais. Na rede hospitalar da capital estão sendo ampliados mais 50 leitos no Hospital Getúlio Vargas; seis no Hospital Infantil Lucídio Portela e seis leitos no Hospital Natan Portela, totalizando 62 leitos.

No interior do Estado, serão ampliados 25 leitos nos hospitais das cidades de Floriano, Piripiri e Parnaíba. Serão 10 leitos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba; no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, 10 leitos e mais 5 leitos no Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri. O aumento de leitos está acontecendo de acordo com o aumento no número de casos.

De acordo com o Superintendente de Gestão da Rede de Média a Alta Complexidade da Sesapi, a taxa de ocupação de leitos é de quase 100%, principalmente na capital. “É uma situação preocupante em que a gente emite esse alerta para a população sobre as necessidades de redobrar os cuidados com as medidas de isolamento social, uso de máscara, álcool em gel e a lavagem das mãos”, explica Alderico.

O Superintendente esclarece ainda que o Piauí, assim como outros Estados do Brasil, está sentindo dificuldade de conseguir mão de obra qualificada para atender os leitos Covid por causa da alta taxa de adoecimento dos profissionais de saúde. “Atualmente, estamos com 624 profissionais de saúde afastados das suas funções por estarem com Covid ou Síndromes Gripais”, diz o superintendente.

De acordo com o Secretário de Saúde Florentino Neto, o esforço do Governo do Piauí é para garantir atendimento à população. “Precisamos reforçar os cuidados para nos proteger, evitar aglomerações, usar sempre máscara e fazer a constante higienização das mãos. Não vai faltar atendimento hospitalar para quem precisar, mas somente com a conscientização de todos é que vamos vencer a Covid-19”, adverte o gestor.

Ascom SESAPI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.