ad16
DestaquesSaúdeTodas as Notícias

Sesapi confirma primeira morte por gripe H3N2 no Piauí; vítima é idosa de 72 anos

De acordo com a Sesapi, a vítima é uma idosa de 72 anos, natural da cidade de Barras. A paciente estava internada no Hospital da Polícia Militar, em Teresina, e faleceu no último dia 25 de dezembro. 

Atualizada às 12h11

A  Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (31) o primeiro caso de morte no Piauí pela gripe H3N2. 

De acordo com a Sesapi, a vítima é uma idosa de 72 anos, natural da cidade de Barras. A paciente estava internada no Hospital da Polícia Militar, em Teresina, e faleceu no último dia 25 de dezembro. 

A investigação epidemiológica confirmou laboratorialmente que a morte se deu em decorrência do vírus H3N2. O caso estava sob investigação e os resultados foram liberados no dia 28. 

Ainda conforme informações da secretaria, o Piauí tem nove casos confirmados por H3N2. 

Foto: Roberta Aline/ Cidade Verde

As orientações das autoridades de saúde são as mesmas de prevenção para o coronavírus, ou seja, para que população siga os protocolos sanitários fazendo uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomeração.

Caso haja presença de sintoma de síndrome gripal, com febre, falta de ar, indisposição, que impossibilite as atividades normais, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. 

Sesapi confirma casos 

Na última quarta-feira (29), a Sesapi confirmou nove casos da H3N2. O Piauí foi um dos últimos estados a registrar a presença da doença no Brasil. 

Os casos foram diagnosticados eram de Monsenhor Gil, Teresina e Timon. O caso identificado como da vizinha cidade maranhense foi encaminhado para o município.

Do total de casos, eram cinco pessoas do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com faixas etárias que variam de 11 a 85 anos.

Transmissão alta e diagnóstico 

Segundo informações repassadas pela Sesapi, a nova variante da Influenza, a H3N2, tem uma transmissibilidade alta e a única forma de diagnóstico para a cepa H3N2 é por meio de avaliação de painel viral. 

Os exames realizados no Piauí são feitos no Laboratório Central (Lacen), testando 12 tipos de vírus diferentes. 

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.