ad16
GeralSaúde

Sesapi registra 12.739 notificações de dengue no estado

Aedes aegypti
Foto: Ilustração

Sesapi registra 12.739 notificações de dengue
O número representa um aumento de 7.4 % em relação ao mesmo período do ano passado

Hérlon Moraes

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou, nesta segunda-feira (23), novos dados da dengue no Piauí. Até hoje, o Estado registrou 12.739 notificações da doença. O número representa um aumento de 7,4 % em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 11.865 notificações.

Entre as cidades mais afetadas pela doença, Teresina segue como a que mais registrou casos. São 7.083 notificações. Piripiri vem em segundo, com 536, seguido de Parnaíba, com 551 notificações. Ainda de acordo com o boletim, o Piauí registra cinco óbitos por conta da dengue. Três em Teresina, um em União e outro em Floriano.

A Secretaria da Saúde alerta para a prevenção da doença. O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. “Por isso é sempre bom manter estes recipientes fechados, como uma caixa d’água, por exemplo”, ressalta a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista.

O mosquito possui cor preta com manchas (riscos) brancas no dorso, pernas e cabeça. As fêmeas costumam picar o ser humano no começo da manhã ou no fim da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo. A coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Fonte: 180graus.com

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade