ad16
Geral

Setembro Amarelo: CoJuv promove roda de conversa para alunos do Cursinho José Bispo

Evento tratou sobre a valorização da vida e cuidados da saúde mental na prevenção ao suicídio.

A Coordenação de Juventude de Picos realizou, na noite desta quarta-feira (29), uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com uma psicóloga e os alunos do Cursinho Municipal Professor José Bispo. O evento aconteceu no auditório do Premen, onde os alunos assistem suas aulas.

A psicóloga Ilka Marques abordou a temática de valorização da vida e cuidados com a saúde mental. Além dela, a educadora física Ananda Saara e a nutricionista Marsamy Said explanaram algumas ideias sobre alimentação e atividades físicas que podem influenciar – de maneira positiva ou não – na vida das pessoas.

Ilka Marquis, psicóloga – Foto: Jaqueline Rajner

Matusalém Almeida, coordenador de Juventude, destacou a necessidade em se abordar o tema com os alunos, que têm vivido grandes pressões para a conquista da tão sonhada vaga na universidade, além de já lidarem com problemas rotineiros da vida pessoal. Ele frisou a quantidade de suicídios que acontecem diariamente no país.

Matusalém Almeida – Foto: Jaqueline Rajner

“Tivemos um momento muito especial onde foi falado sobre a importância no combate e prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha muito importante para dar visibilidade a esse tema que assola a sociedade. É um momento em que precisamos conversar. No Brasil são 32 suicídios por dia, cerca de 12.000 casos por ano. Nesse contexto, vemos a suprema necessidade do debate na sociedade. Os alunos participaram ativamente, pois falaram relatos próprios. Eles tiveram a coragem de se expor. Muitas vezes uma pessoa está ali, calada, passando por dificuldades e, ao ouvir o relato de alguém, consegue falar também. Esse é o sentido dessas palestras”, disse.

Durante todo o mês de novembro, a CoJuv levará pessoas para tratar de assuntos mentais e profissionais com os alunos do Cursinho José Bispo.

“Vamos trazer vários atores da sociedade, pessoas que trabalhem nos mais variados segmentos, e que possam mostrar suas profissões e ajudar aos alunos na busca de um maior conhecimento”, ressaltou.

A estudante do CJB, Rayna Barros, que tem lutado contra a depressão e se considera uma vencedora, após tudo o que já passou durante sua adolescência, também pontuou a importância da realização do evento.

“Estávamos precisando dessa palestra. Estamos vivendo em um período de pandemia, onde isso já afetou nossa sanidade mental, além de outros problemas corriqueiros. Ter esse momento de debate meio que traz um alívio para a gente, porque pudemos tirar dúvidas, expor algumas situações que vivemos. Tenho cicatrizes em meu corpo do que vivi, mas isso para mim hoje é um exemplo de superação”, destacou.

Rayna Barros - Foto: Jaqueline Rajner

Estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Picos, Xandu Neri; o secretário de Saúde, Aldo Gil; o secretário de Esporte, Tássio Rômulo; o presidente da Câmara de Picos, Chaguinha; a vereadora Dalva Mocó; a coordenadora do cursinho, Ananda Menezes; além dos profissionais já citados.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade