ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
DestaquesFronteirasGeralMunicípios

Sistema de câmeras de segurança diminui ocorrências em Fronteiras

[ad#336×280]A 4ª  companhia de Polícia Militar sediada na cidade de Fronteiras, na grande região de Picos  opera  18 câmeras de segurança de monitoramento das principais vias de acesso de transeuntes focalizando o alvo com até 1 quilometro de distância, filmando, fotografando e aproximando a imagem com recursos de zoom, mas também acompanhando o giro de 360graus .

O moderno sistema de segurança custou aos cofres da prefeitura municipal a importância de 84 mil reais e teve impacto positivo na redução de ocorrências de furtos, assaltos e outras práticas delituosas que antes ocorria de forma mais frequente. O sistema ajudou a identificar infratores e reduziu o número de ocorrências em 60% levando mais tranquilidade a sociedade de Fronteiras.

4ª Companhia em Fronteiras - Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto
4ª Companhia em Fronteiras – Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto

A operação do sistema é feito por um policial PM de dentro do quartel. Ele checa as 18 Câmeras e ao avistar pessoas com atitudes suspeitas ou veículos transitando na cidade o mesmo tem a placa fotografada em alta resolução e envia ao sistema Infoseg e ao Detran para verificação de dados. Com a posse das informações, uma VTR é acionada até o local para a devida providência ostensiva em relação ao suspeito.

Soldado J. Cruz mostra a operação do sistema de segurança eletrônico - Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto
Soldado J. Cruz mostra a operação do sistema de segurança eletrônico – Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto

Segundo o tenente Gilson, comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar na cidade de Fronteiras, o sistema de segurança teve um impacto positivo não só para evitar a ocorrências das práticas delituosas como também para a identificação dos infratores, auxiliando a formação do conjunto probatório que será anexado ao inquérito policial.

Monitoramento por câmeras em Fronteiras
Monitoramento por câmeras em Fronteiras

“Em apenas 5 meses de instalado o sistema de segurança na cidade de Fronteiras, a nossa Companhia já registra uma queda nas ocorrências de cerca de 60% . As pessoas sabem que estão sendo monitoradas nas principais vias públicas. Esse monitoramento já ajudou a identificar e prender pessoas pela prática de furtos às  residências, assaltos e outras modalidades  de crimes. O povo está pedindo a ampliação do sistema para abranger mais pontos”, disse o comandante da 4ª Companhia.

O vereador Josué Bezerra(DEM), disse que a instalação das câmeras na cidade dar mais tranquilidade ao povo de Fronteiras e foi uma ação positiva da prefeitura  municipal em adquirir o sistema e entregar para a Polícia Militar operar.  Os custos do sistema compensa o esforço do município que reúne todas as condições de fazer a ampliação do mesmo, já que o município arrecada com transferências constitucionais e ICMS mas de R$ 2 milhões e meio de reais.

Vereador Josué Bezerra(DEM) - Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto
Vereador Josué Bezerra(DEM) – Foto: RIACHAONET/Evandro Alberto

“Reconheço que a atitude do prefeito em relação a aquisição dos equipamentos foi louvável, mas é preciso ampliar para outras ruas, sabemos que não é barato , mas o município tem boa arrecadação e com um pouco mais de esforço será possível levar esse sistema para outras ruas que registra também grande fluxo”, disse o vereador Josué Bezerra.

Governador prometeu instalar o guardião eletrônico em Picos

O governador Wilson Martins prometeu instalar o guardião eletrônico em Picos. O anúncio foi feito durante a inauguração da nova sede do 4º BPM de Picos, no mês de junho de 2012, mas até o momento a ação não foi concretizada.

Na cidade de Fronteiras o sistema reduziu em quase 60% das ocorrências aqui ele seria impactante para reduzir o número de ocorrências, possibilitando fazer a identificação dos criminosos e agilizar as investigações.

“Era para terem sido instaladas já este ano, mas teve aquele problema de licitação. Mas eles já estão providenciando. Eu acredito que ainda este ano, até o final do ano, sejam instaladas dez câmaras”, colocou o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel, Wagner Torres.

O Comandante informou que está agendando uma visita com o prefeito de Picos Kleber Dantas Eulálio(PMDB) à cidade de Fronteiras para verificar na prática a utilização das câmeras de segurança, oportunidade em que o prefeito poderá ver de perto a importância daquele sistema para uma cidade como Picos. Aquele município adquiriu recentemente 18 equipamentos para ajudar no combate a criminalidade.

Tenente-coronel Wagner Tôrres, comandante do 4ª BPM de Picos-Foto: Romário Mendes
Tenente-coronel Wagner Tôrres, comandante do 4ª BPM de Picos-Foto: Romário Mendes

“Eu fiz o mapeamento de toda a cidade, eu vou colocar no Centro comercial, nós vamos saturar ali. Vindo pela Getúlio Vargas, Rua Santo Antônio, Rua Coelho Rodrigues, próximo a Prefeitura ,  Avenida Nossa Senhora de Fátima e nas entradas e saídas de Picos, nos entroncamentos e nas BRs. Então nós vamos ter todo o controle. O sujeito pode até praticar o crime, mas ele vai ser identificado e preso”, disse o comandante.

Um Comentário

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade