ad16
Educação

SISU: Termina hoje matrícula na UFPI e UESPI

[ad#336×280]A matrícula institucional pa-ra os alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina hoje em todo o Brasil. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), durante a manhã de ontem, o clima era de tranquilidade e não houve registros de grandes filas. Os candidatos que não efetivarem a matrícula institucional, ou que não apresentarem a documentação exigida, conforme edital, serão considerados desistentes.

Na UFPI, onde a oferta é de 3.545 vagas, as matrículas estão acontecendo de forma descentralizada, em cada um dos centros de ensino. Um dos mais movimentados é o do CCHL (Centro de Ciências Humanas e Letras), onde o es-paço do Laboratório de Infor-mática é o ponto de apoio para a matrícula. Apesar disso, não houve registros de filas.

Jéssica Cristina Carvalho, de 18 anos, se matriculou na manhã de ontem para o curso de Geografia. “Estava viajando e optei por vir só agora porque soube que as filas foram grandes no primeiro dia”, relata a jovem, que mora em Teresina, mas é natural da cidade de Tanque do Piauí, localizada no Sul do Estado.

De acordo com a pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPI, professora Regina Ferraz, somente ao final do dia de hoje é que UFPI vai divulgar a taxa de ocupação das vagas ofertadas. “No geral, as matrículas estão ocorrendo de forma tranquila, mas como o processo é descentralizado, a reunião dos dados só vai acontecer ao final do período de matrículas”, informou Regina.

Na Uespi, que pela primeira vez utiliza o Sisu como sistema de seleção, o pró-reitor de Ensino e Graduação, Francisco Soares, informou que a taxa média de ocupação dos cursos está em torno de 40%. “Os índices estão variando. Nos campus aqui de Teresina, medicina está com 48% de ocupação; Direito está com 70%. Como hoje é o último dia, esperamos uma movimentação intensa nos locais de matrícula para preencher as vagas restantes”, explicou Soares.

Este ano, a UESPI está ofertando 4.350 vagas. A matrícula on-line está acontecendo nos campus de Teresina, Parnaíba e Picos. Nas outras cidades, ela é feita de forma manual e os dados são repassados ao sistema do Sisu ao final do dia.

Os candidatos que não efetuarem a matrícula institucional até hoje, ou que não apresentarem a documentação exigida, serão considerados desistentes. A matrícula poderá ser feita por terceiro, exigindo-se Procuração Pública ou particular com firma reconhecida. A segunda etapa, onde o aluno efetiva a matrícula curricular será realizada no dia 30 de abril de 2013. com informações do Diário do Povo

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também