ad16
DestaquesGeral

Site de Acesso à Informação da CGE entra no ar nesta segunda (23)

Site do CGU - Imagem: Reprodução
Site do CGU – Imagem: Reprodução

A partir desta segunda-feira, 23, estará funcionando o site e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão), que permitirá que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação, através da internet, para órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Será possível acessar o site através do seguinte endereço: www.acessoainformacao.pi.gov.br. A Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) ministrou, esta semana, treinamento por três dias para servidores de todas as pastas do Governo estadual visando o cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Ao todo, foram treinados 81 servidores públicos para atender e orientar o público quanto ao acesso à informação. Como 17 órgãos não atenderam o convite da CGE-PI para o treinamento, será ofertada uma nova turma em data a ser confirmada. Participaram dos treinamentos ocorridos na Escola Fazendária, servidores efetivos, com conhecimento médio em informática e da estrutura organizacional do órgão a que pertencem. A regulamentação do Decreto entrará em vigor em 120 dias a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, ou seja, no dia 23 de setembro.

O e-SIC foi desenvolvido pela CGE-PI e pela Unitec (Unidade de Tecnologia da Informação da Sefaz). O Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira, destacou que o e-SIC vai facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas e que o ideal é que cada órgão tenha um espaço físico específico para o atendimento às demandas do cidadão referentes à informação, mas caso isso não seja possível, pelo menos dois servidores devem ser designados para responder pelo SIC no órgão. Darcy lembrou ainda que muitas informações sobre o Governo estadual já estão disponíveis no Portal da Transparência, como a folha de pagamento de todos os órgãos, e dados sobre obras públicas.

Os treinamentos foram ministrados pelo Auditor Governamental Márcio Barros Santos, da área de Tecnologia da Informação e pelo assessor técnico da CGE-PI, Paulo Marcondes Filho, que elaborou a cartilha “Entendendo a Lei de Acesso à Informação”, com o intuito de facilitar a aplicação do Decreto estadual. Márcio Barros ressaltou que o site tem formato e ferramentas simples, para tornar descomplicado o acesso do cidadão. Ele esclarece que só poderão ser realizados pedidos à órgãos e gerências criados por Lei. “O site ainda está em fase de implantação, e futuramente pretendemos disponibilizar relatórios estatísticos dos pedidos feitos, informando que tipo de informação é mais solicitada e quais órgãos têm mais demanda”, explicou Márcio Barros.

O site de acesso à informação atende o Decreto estadual n° 15.188/2013, que regulamenta a lei federal N° 12.527/2011, dispondo sobre o acesso à informação, no âmbito do Poder Executivo estadual. Segundo a nova legislação, deve ser criado o Serviço de Informação ao Cidadão em todos os órgãos e entidades do Governo Estadual e competirá ao SIC o atendimento presencial ou eletrônico das solicitações de informações feitos pelo público. O pedido poderá ser feito pessoalmente, por telefone ou por formulário padrão a ser disponibilizado na página do serviço na internet.

Etiquetas

15 Comentários

  1. It is the best time to make a few plans for the longer term and
    it is time to be happy. I’ve read this put up and if I may I want to suggest you some interesting things or
    advice. Perhaps you could write next articles regarding this
    article. I want to learn more issues about it!

  2. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

  3. Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it’s truly informative.

    I’m gonna watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing.

    Cheers!

  4. I don’t even understand how I finished up here, but I believed this publish used to be
    great. I do not understand who you might be but definitely you’re going to a famous blogger should you are not already.
    Cheers!

  5. My brother recommended I might like this blog.
    He was once totally right. This publish actually made my day.

    You cann’t imagine just how a lot time I
    had spent for this information! Thanks!

  6. consorcio honda carros simulador consorcio de veiculos pelo banco do brasil consorcio de carros usados honda simulador de consorcio de veiculos santander simulacao de consorcio de carros itau consorcio de carros pelo banco itau tabela de consorcio de carros bradesco consorcio de carros mais barato do brasil valores de consorcio de veiculos bradesco consorcio bradesco veiculos 2 via boleto.

  7. consorcio imovel porto seguro tabela consorcio bb imovel vale a pena caixa economica consorcio imoveis simulador consorcio imovel porto seguro simulacao como funciona consorcio de imovel banco do brasil consorcio porto seguro para imovel e bom consorcio imobiliario itau telefone consorcio de imoveis caixa economica federal simulador consorcio imobiliario contemplado consorcio imovel porto seguro vale a pena consorcio banco do brasil imoveis simulador consorcio de imovel itau e bom.

  8. consorcio de caminhoes usados em goiania consorcio contemplado de caminhao a venda consorcio caminhao usado contemplado consorcio para maquinas e equipamentos carta de credito contemplada para caminhao carta de credito de maquinas consorcio de veiculo pesado consorcio de caminhoes usados em goiania consorcio contemplado de caminhao a venda consorcio para maquinas pesadas carta de credito contemplada para caminhoes a venda consorcio de onibus rodoviario consorcio para caminhao usado consorcio de caminhoes banco do brasil.

  9. cartas credito de carros de luxo consorcio de carros de luxo carta de credito de veiculo de luxo carta credito de veiculo de luxo cartas de credito de carro de luxo carta credito de veiculo de luxo carta credito de carro de luxo cartas de credito de carro de luxo carta credito de carro de luxo carta credito de carro de luxo carta credito de carro de luxo carta credito de carro de luxo carta de credito de carros de luxo carta de credito de automoveis de luxo carta de credito de automovel de luxo cartas credito de carro de luxo.

  10. consorcio de imoveis contemplados bradesco consorcio imobiliario santander e bom como funciona consorcio imobiliario santander reclame aqui consorcio rodobens imoveis consorcio imovel caixa simulacao consorcio sicredi imoveis simulador consorcio imobiliario bradesco para construcao consorcio imobiliario magazine luiza reclame aqui consorcio de imovel caixa simulacao consorcio de imoveis bradesco reclame aqui consorcio de imoveis pelo banco do brasil consorcio de imovel porto seguro e bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade