ad16
GeralSaúde

SMS de Picos promove campanha de combate à tuberculose

[ad#336×280]Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para intensificar esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa de Controle da Tuberculose, realizará na próxima sexta-feira (22) uma mobilização para alertar sobre os perigos da doença, como se prevenir e onde procurar atendimento.

O evento será realizado na Praça Josino Ferreira, com inicio às 8h e segue ate ao meio dia. Durante toda a manha será distribuído material informativo e feito um trabalho de orientação sobre como se prevenir contra a tuberculose, doença transmitida pelo ar e que pode atingir todos os órgãos do corpo. O evento contará com a participação de gestores e técnicos da Saúde.

 Juliane Pires, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Picos-Foto: Ascom
Juliane Pires, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Picos-Foto: Ascom

“Na verdade a campanha teve inicio hoje (18) e segue ate a próxima sexta – feira (22), onde todos os Postos de Saúde da Família (PSF) estão fazendo um trabalho de orientação a todas as pessoas que procurarem a unidade de saúde. Na sexta – feira, que será o nosso dia “D”, faremos uma panfletagem na Praça Josino Ferreira com todas as equipes de saúde, com o intuito de orientar a população sobre a Tuberculose”, ressaltou, Juliane Pires, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Picos.

Em 2011, o Piauí diagnosticou 848 novos casos de Tuberculose, ocupando o último lugar da região Nordeste e a 21º posição entre os estados da Federação.Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da SMS, Juliane Pires, no ano passado, em Picos, foram diagnosticados e notificados 22 casos de tuberculose.  Até o momento o município possui 16 casos da doença confirmados.

A tuberculose é um sério problema de saúde pública. O tratamento dura seis meses, é gratuito e realizado na cidade e não deve ser interrompido antes de completar o tempo determinado evitando com isso o surgimento de bacilos resistentes. “As pessoas que estiverem com suspeita de estar com tuberculose, que geralmente a pessoa esta com tosse a mais de três semanas, sudorese, febre, falta de apetite e emagrecimento, ela deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, fazer os exames onde será encaminhada para ao Posto de Assistência Medica- PAM, para realizar a Baciloscopia, onde é identificado se a pessoa tem ou não a tuberculose, se der positivo o tratamento começa imediatamente e está disponível gratuitamente nos postos de saúde”, destacou, Juliane Pires.

Sintomas mais comuns na tuberculose:

Febre

Sudorese

Dores no peito

Perda de peso, lenta e progressiva

Falta de apetite

Fonte: Ascom SMS

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade