
Após ter a residência em que vivia com a esposa e duas filhas completamente destruída por um incêndio acidental, Francisco Ederson da Silva, 21, vê o sonho de ter o lar reconstruído se tornar realidade através da solidariedade de vizinhos, amigos e até mesmo de desconhecidos.
A partir de uma iniciativa coordenada pela Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol (AMBMS), materiais de construção foram arrecadados e aos poucos a residência da família está sendo reerguida.
Família que perdeu tudo em incêndio pede ajuda para reconstruir moradia
Ao todo, foram doados mais de 2 mil tijolos, 17 sacos de cimentos, areia e uma pequena quantia em dinheiro, usada no pagamento dos pedreiros. Os itens são doação de comerciantes locais e desconhecidos que se sensibilizaram com a situação da família.
“Estou muito feliz. Não tenho nem como agradecer, só Deus pra pagar tudo o que estão fazendo por mim e por minhas filhas”, diz Francisco. Para ele, a palavra agora é recomeçar. Desde o dia do incêndio, 1º de novembro, a família se mudou para a casa da mãe de Francisco.
Fábio Charles, presidente da AMBMS, lembra que a luta continua. As paredes dos três cômodos que a Associação pretende entregar começaram a ser levantadas, mas ainda faltam materiais de construção para a conclusão da obra, inclusive as telhas para cobertura da moradia. “Esperamos que as autoridades possam acordar para esses casos e olhar para esse povo que se encontra excluído da sociedade”, pontua.
A opinião de Fábio é compartilhada pelo pedreiro Pedro Silva, um dos voluntários: “A gente tem que fazer alguma coisa pelo outro. Se todo mundo se juntasse, seria muito fácil resolver os problemas”.
A casa de taipa em que a família vivia pegou fogo no da 1º de novembro de 2011. As chamas teriam se espalhado após uma vela ser colocada sobre o fogão em decorrência da falta de energia elétrica. Um gato teria derrubado a vela e dado início ao incêndio.
Quem se interessar em ajudar pode entrar em contato com Fábio Charles pelo telefone (89) 9971-5053, ou procurar a sede da Associação de Moradores do Bairro Morada do Sol, localizada na Avenida Francisca Trindade, ao lado CRAS.