Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Suspeita de Febre do Nilo no Piauí ainda não foi confirmada

[ad#336×280]A diretora da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde- Sesapi- Drª Telma Evangelista, informou  a reportagem que a suspeita do que seria o primeiro caso de Febre do Nilo registrado em um ser humano no Brasil ainda não foi confirmada.  Segundo ela, amostras coletadas no sangue do paciente foram enviadas ontem (29) ao Instituto Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.

O piauiense que teria contraído a enfermidade é um vaqueiro de aproximadamente 50 anos de idade, morador do município de Aroeira do Itaim, localizado no Sul do Estado.  A suspeita foi levantada inicialmente pelo médico neurologista que atendeu o paciente.

Aroeiras do Itaim

A Drª Telma Evangelista disse que o vaqueiro teve alta hospitalar há duas semanas e  foi encaminhado ontem ao Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, apenas para realização de novos exames.  Segundo a médica, o estado de saúde do paciente é estável. “Ele está bem e melhorou muito desde o início da doença. Ele está movimentando os braços e as pernas, mas ainda não está caminhando”, disse. Quando chegou ao hospital, no início de setembro, os sintomas apresentados por ele eram  náusea, dor no corpo, febre intensa, paralisia facial e nos membros inferiores e superiores.

A Febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral que tem sintomas que variam de uma febre passageira a uma encefalite grave.  O vírus  pode infectar humanos, aves e equinos. Por conta de um cavalo do vaqueiro,  que morreu repentinamente,  equipes da  Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental estão monitorando os animais da região de Aroeira do Itaim.

A Drª Telma explica, ainda, que a enfermidade não é contagiosa entre humanos e que somente em casos raros, o homem é infectado através da picada do mosquito.  Os exames realizados no paciente estarão prontos em até 15 dias. “Somente com esses laudos é que a doença pode ser confirmada ou não. Qualquer informação dada antes desses resultados não passam de boatos”, finaliza.

AROEIRAS DO ITAIM

Aroeiras do Itaim é um município do Piauí instalado em 1º de janeiro de 2005 e desmembramento de áreas do município de Picos. Está localizado a 340 km de Teresina.

O povoado teve sua origem por volta da metade do século XIX, onde foram formadas ali algumas comunidades negras recém libertados apos a abolição da escravatura, posteriormente fazendeiros da região de Picos e Rodeador, atualmente Santo Antônio de Lisboa, adquiriram terras e utilizavam-se da mão de obra dos negros. Elevado à categoria de município com a denominação Aroeiras do Itaim, em 1999, desmembrado de Picos

Portal O Dia

Sair da versão mobile