ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeralMunicípiosSussuapara

Sussuapara adere ao Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa

Alfabetização na Idade Certa-Foto: João Paulo Leal
Alfabetização na Idade Certa-Foto: João Paulo Leal

Por João Paulo Leal

Assessoria de Comunicação

O município de Sussuapara aderiu ao PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) que é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

O lançamento oficial do PNAIC em Sussuapara aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 17, no Ginásio Municipal. Na ocasião se faziam presentes a secretária municipal de Educação, Elizete Rocha, o vice-prefeito Miguel Moura, o coordenador local do PNAIC, Solimar Luz, os secretários Naerton Moura (Saúde), Chico Adão (Esportes) e Neto Lira (Obras), os vereadores Zé Omar, Tico de Rafael, Maria Elza e Antônio Ramiro, como também professores e coordenadores da rede municipal de ensino.

Um dos eixos estruturantes do Pacto reúne três componentes principais: Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos. Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental.

Alunas de Sussuapara-Foto: João Paulo Leal
Professoras de Sussuapara-Foto: João Paulo Leal

Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário.

O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas. Segundo a secretária Elisete Rocha, os professores estão entusiasmados e confiantes nos resultados positivos do PNAIC. “O trabalho conjunto, participativo, integrador, é o que se espera nesta jornada” – concluiu.

lançamento aconteceu no Ginásio Municipal do município-Foto: João Paulo Leal
lançamento aconteceu no Ginásio Municipal do município-Foto: João Paulo Leal
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade