Telhado de escola desaba em Alegrete do Piauí; alunos são retirados com segurança
Estrutura antiga da Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia cede durante as aulas, mas felizmente não há feridos
Alegrete do Piauí – Na manhã desta quinta-feira, 05 de setembro, um desabamento ocorreu na Unidade Escolar Maria Juceneuda Maia, localizada em Alegrete do Piauí. Por volta das 08 horas, parte do telhado e três colunas que sustentavam a estrutura do pátio cederam, enquanto os alunos estavam em aula. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Após o desabamento, a equipe da escola agiu rapidamente para garantir a segurança dos alunos, evacuando-os das áreas próximas aos escombros. A escola também acionou os serviços de saúde do município, que enviaram uma ambulância ao local como medida preventiva, além de apoio da Secretaria de Educação. Os responsáveis pelos alunos foram imediatamente informados sobre a situação, e as aulas foram suspensas para que a segurança dos estudantes fosse garantida.
Em entrevista, a secretária de Educação, Célia Maia Alencar, explicou que o desabamento revelou problemas estruturais nas colunas de sustentação, que não continham ferro em sua composição. Ela mencionou que, no início de 2024, reformas foram realizadas nas escolas municipais, incluindo a pintura e retelhamento da unidade, mas não haviam sido identificados problemas de ordem estrutural até o momento do incidente.
Com mais de 30 anos de uso, o prédio abriga mais de 200 alunos. No momento do ocorrido, 112 estudantes estavam presentes. Após o incidente, todos foram liberados para voltar para casa, enquanto as autoridades investigam a causa do desabamento e planejam as ações corretivas necessárias.
A Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota oficial informando que já estão sendo adotadas medidas para garantir a segurança dos alunos e para realizar a vistoria estrutural da unidade escolar.