ad16
CidadeDestaques

9º Caju Nordeste começa hoje em Picos

Cajucultura
Cajucultura

Com o tema “Empreendedorismo na cajucultura – tecnologias inovadoras, diversificação e expansão da cadeia produtiva”, acontecerá o 9º Caju Nordeste, em Picos, nesta quinta-feira (28). O evento é um seminário técnico realizado anualmente em polos produtores de caju situados na região Nordeste do Brasil, com o objetivo de contribuir com a organização, a modernização e o desenvolvimento da cadeia produtiva do caju.

O 9º Caju Nordeste terá uma variada programação, com painéis temáticos, minicursos, vitrines tecnológicas, oficinas técnicas, mesas redondas, rodadas de negócios, além de visitas técnicas dos agricultores a empreendimentos rurais e agroindustriais.

Outros destaques da programação são a Feira do Caju, onde serão expostos, demonstrados e comercializados produtos elaborados do pseudofruto e da castanha como doces, polpa e outros; Máquinas e equipamentos relacionados com a cajucultura e com atividades agropecuárias consorciadas; Festival Gastronômico, com concurso de receitas preparadas com a fibra do pedúnculo do caju e amêndoas da castanha de caju, e apresentações artísticas.

Além de ser um dos promotores do evento, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), participa com um estande institucional onde serão divulgados os projetos e programas desenvolvidos pela empresa em sua área de atuação.

O estande da Companhia será uma vitrine das ações de apoio ao desenvolvimento da cajucultura na área de atuação da empresa. Diante do potencial de produção de caju no Piauí, que ocupa o segundo lugar no cenário nacional, a empresa elaborou o Programa de Fortalecimento da Cajucultura no Estado do Piauí, tendo já executado diversas ações nos últimos dez anos, atendendo a cerca de 120 municípios e beneficiando 21 mil famílias.

Os recursos envolvidos são da ordem de R$ 16,7 milhões. Segundo o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes, “o estado do Piauí apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da cajucultura. Desenvolver ações desta natureza reforçam a preocupação da empresa em apoiar projetos sustentáveis que considerem as vocações regionais”.

Tags

3 Comments

  1. Very efficiently written information. It will be helpful to everyone who usess it, as well as yours truly :). Keep doing what you are doing – i will definitely read more posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade