ad16
EconomiaGeral

Terceira idade: Seminário discute meio ambiente e economia solidária em Picos

[ad#336×280]A Cáritas Diocesana de Picos realiza nesta sexta-feira (22), de 8h às 11h, no espaço da Câmara Municipal de Picos um seminário direcionado às potencialidades da terceira idade. Uma feira com artigos produzidos por idosas também é destaque no evento.

O seminário tratará de dois temas em particular: o primeiro será o “Meio Ambiente” com a Professora Mariana Macêdo, que é Geógrafa, Mestre em Meio Ambiente e docente do IFPI, e o segundo sobre “Economia Solidária e Cooperativismo” com o Engenheiro Agrônomo Demerval Luz, que é servidor do EMATER e palestrante do Sebrae.

As peças e artigos em exposição e o seminário são resultado do projeto “A Terceira Idade em Potencial”, desenvolvido pela entidade desde março de 2012. A iniciativa teve foco especial na valorização da autoestima de mulheres em idade avançada, na riqueza do meio ambiente, no papel das idosas enquanto cidadãs e na economia popular solidária. A proposta maior, segundo a diretória da Cáritas, era de melhorar a qualidade de vida de um grupo de idosas cadastradas pela entidade.

Valorização

Esperança na terceira idade - Foto: Reprodução
Esperança na terceira idade – Foto: Reprodução

Cerca de 30 idosas foram atendidas com esta iniciativa, neste período de um ano elas participaram de um seminário sobre o Estatuto do Idoso, curso de Auto Gestão e oficinas de Costura, Pintura, Bordado em Linha, Bordado em Fita e Fabricação de Sacolas Retornáveis.

“Muitas vezes o idoso se torna esquecido e renegado no seio da sociedade por ser visto como uma pessoa inútil, que não produz. Essa é uma concepção equivocada, e por isso optamos por essa ação”, enfatiza a advogada Josina Ramos, voluntária da Cáritas Diocesana de Picos.

O grupo de idosas que participaram do projeto é formado por senhoras que se encontram semanalmente e realizam, em grande parte, trabalhos manuais. Para além dos trabalhos práticos que resultaram nas peças a serem expostas nesta sexta-feira, as idosas trabalham em conjunto as inter-relações, a espiritualidade e a autoestima.

O “Projeto Terceira Idade em Potencial” foi realizado pela Cáritas Diocesana a partir de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Solidário, teve início em março de 2012 e será encerrado com o seminário. Durante o encerramento haverá exposição e venda das peças que foram produzidas por estas idosas durante as oficinas.

Maria Moura com informações da ASCOM

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade