ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Termina nesta quarta-feira o prazo para regularização do título de eleitor

Título de Eleitor
Título de Eleitor – Imagem Ilustrativa

Por Luciano Barbosa 

Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para quem pretende tirar ou transferir o título eleitoral e ficar em condições de votar nas eleições de outubro. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e para analfabetos.

Desde a manhã desta segunda-feira (5) uma enorme fila tem se formado no cartório eleitoral em Picos, no bairro DNER. Segundo a chefe do cartório da 62ª Zona Eleitoral, Daniela Martins, para atender à demanda o cartório está funcionando em horário especial: das 7:00 às 19:00h e não fecha para o almoço.

Para obter o título, as pessoas devem apresentar a xérox do documento de identidade com foto e um comprovante de endereço recente. Os maiores de 18 anos do sexo masculino também precisam levar o comprovante de quitação com o serviço militar. O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro – data do primeiro turno – pode votar nas eleições gerais deste ano desde que solicite o título dentro do prazo.

Os requisitos são os mesmos para quem quer transferir o título com a intenção de votar em outro local. O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até a próxima quarta-feira (7) para pedir transferência para uma seção eleitoral especial. O (a) interessado (a) na mudança deve levar os mesmos documentos de exigência para a obtenção do título.

Consequências da não regularização

Quem não regularizar o título eleitoral dentro do prazo previsto, caso este esteja cancelado, ficará impedido de votar e pagará multa. Outra consequência será o impedimento de participação em concursos públicos, obtenção de financiamento em instituições financeiras, ingresso em instituições de ensino públicas e impedimento de obter passaporte.

Podem procurar o cartório eleitoral de Picos para proceder à regularização os eleitores residentes nos municípios que compreendem a 62ª e a 10ª Zonas Eleitorais, a saber, Picos, Dom Expedito Lopes, Geminiano, Sussuapara, Santana do Piauí, São José do Piauí e Paquetá do Piauí.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade