ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

Teste de personalidade – Conheça 7 opções gratuitas

Neste artigo você vai conhecer 7 tipos de teste de personalidade para orientar suas dúvidas na questão norteiam o seu ser. Cada pessoa é única e traz uma bagagem que interfere em suas peculiaridades.

No entanto, a psicologia aponta algumas categorias de personalidade. Por isso, com estes estudos você pode descobrir suas características. Isso pode funcionar como uma bússola para tomar decisões. Vamos lá então?

imagem: pixabay
imagem: pixabay

Quem nunca desejou entender um pouco melhor sobre si mesmo?

Personalidade é um substantivo feminino que expressa um conjunto de qualidades que define um indivíduo. E esse processo gradativo é singular.

Segundo o dicionário informal o termo “persona” vem do grego com o conceito de máscara e suas referências estão enraizadas nas artes cênicas. Existem inúmeros tipos de teste de personalidade para ajudar a resolver indagações sobre nossas características.

Essas investigações, baseados em estudos da psicologia, atuam como instrumento para identificar particularidades de cada indivíduo. Assim, por meio de um diagnóstico, fornecem possíveis pareceres. Essa conclusão pode nortear você a entender melhor sua personalidade.

A psicologia afirma que o nosso jeito está diretamente ligado às decisões que fazemos durante a vida. Então, aprender sobre as nossas particularidades ajuda a entender o que se passa conosco e com as pessoas que nos cercam. 

Além de conduzir a melhor maneira de lidar com suas incertezas, também auxilia compreender o outro ser humano. Uma análise que contribui para aprender quais são seus pontos fortes e fracos.

Na prática, com um teste de personalidade você pode saber quais caminhos seguir na sua carreira profissional, no relacionamento com outras pessoas ou de como lidar com sua equipe de trabalho.

Então, se você tem curiosidade de explorar mais esse estudo e aplicá-lo em sua vida, listamos 7 testes de personalidade – gratuitos – para guiar nessa jornada.

imagem: pixabay

Teste de personalidade – Conheça os 7 melhores para seu autoconhecimento

Identificar quem somos é uma incógnita no mundo moderno. Baseadas nas teorias de Carl Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers – mãe e filha – desenvolveram na década de 40, uma lista de personalidades conhecido como Myers – Briggs Indicador de tipo (MBTI).

Jung teorizou que existem quatro principais funções psicológicas:

  • Fonte de energia;
  • Maneira de avaliação, Julgamento, Organização e Decisão; 
  • Modo de perceber o mundo;
  • Estilo de vida.

Nos dias de hoje, segundo as referências estudados pelo método MBTI, podemos aplicar este estudo apenas com um celular em mãos. A avaliação possibilita identificar o tipo psicológico de cada pessoa.

Esse método também é um instrumento utilizado por empresas para analisarem as características do candidato e, nas equipes, a fim de coordenar a função de cada funcionário.

Essa avaliação pode ser aplicada por meio de um questionário que reflete como costuma agir e se comportar quando está à frente de decisões importantes. Os dois primeiros testes seguem essa teoria do MBTI. Veja abaixo.

1- Teste de Personalidade Científico

Com mais de 1000.000 downloads e 4,5 estrelas, você pode baixar o aplicativo em seu celular e responder as 32 perguntas de múltipla escolha, baseado nas pesquisas científicas de Carl Jung.

O software separa em 4 categorias 16 tipos de personalidades diferentes. Por meio de um gráfico, ele mostra a porcentagem do seu resultado. Depois que você concluir a avaliação, o programa te redireciona para páginas na Web que descrevem as categorias. Essas divisões são: Idealista; Artesão; Guardião e Racionalista.

2 –16 Personalities

Este programa mostra uma régua com duas alternativas, A e B, você irá escolher as dimensões que sua alternativa mais se encaixa.

Com isso, o teste mede as preferências psicológicas na forma de como as pessoas entendem o mundo e tomam decisões. No final da análise, você tem a opção de compartilhar com os amigos.

3- Eneagrama

Para os pesquisadores do Eneagrama há nove tipos de pessoas representadas em uma forma geométrica com nove lados. Na década de 50, o boliviano Oscar Ichazo começou a aplicar os estudos em seus métodos.

Os tipos de personalidade do Eneagrama são:

  • Perfeccionista;
  • Bem-sucedido;
  • Individualista;
  • Observador;
  • Prestativo;
  • Questionador;
  • Sonhador;
  • Confrontador;
  • Pacifista.

4- Inteligência Múltipla: Teste de Afinidade

Esse teste de personalidade funciona por meio de 90 frases onde você escolhe se discorda totalmente, discorda parcialmente, concorda totalmente ou concorda parcialmente. A teoria das múltiplas inteligências foi desenvolvida pelo professor Howard Gardner, na década de 80.

Esse cientista defende que há 7 tipos de inteligência, são elas:

  • Matemática lógica,
  • Linguística,
  • Visual espacial,
  • Cinestésica corporal,
  • Musical,
  • Interpessoal
  • e Intrapessoal.

Com isso, sua análise relata que uma pessoa é inteligente em determinada área.

5- Teste das Cores

Esse teste de personalidade examina o seu perfil de acordo com as preferências das cores. Primeiro, o programa dará 8 opções de cores e você precisa elencar quais são suas cores prediletas até todas as cores sejam escolhidas.

A segunda etapa você precisa selecionar novamente uma nova sequência de cores. O resultado mostra como é a situação real, como você age em frente aos seus objetivos e desejos, quais são suas preferências, o que você quer evitar e qual seu problema real.

6- Teste JobCoach

Esse não é bem um teste de personalidade, mas sim, mais voltado para as aptidões profissionais. Por meio desta avaliação comportamental você irá descobrir quais áreas carregam mais as suas habilidades profissionais.

Assim, por meio dos seus pontos fortes, você pode ser guiado para as atividades nas quais as suas competências preferenciais se destacam. A avaliação tem um limite de tempo para ser respondido, isso faz com que você responda o que vier primeiro na cabeça, mostrando com mais sinceridade suas preferências.

7- Teste DISC

O teste de personalidade DISC é abastecido com a mesma pergunta, 16 vezes, em diferentes contextos. Ele é guiado por quatro características que são elas:

  • Dominância,
  • Influência,
  • Estabilidade
  • e Complacência.

O resultado ajuda a examinar o tipo de ambiente que você se mais se encaixa no âmbito profissional. Assim, você pode explorar e potencializar os pontos fortes de cada membro da sua equipe e trabalhar os pontos fracos.

Pronto para se descobrir com o teste de personalidade?

Agora que você já está mais informado sobre esses métodos está na hora de testar. No ambiente de trabalho, as empresas conseguem identificar o perfil de cada colaborador e direcioná-los para determinadas tarefas dentro da equipe. Já na vida pessoal você poderá resolver questões que te afligem, por exemplo.

Mas lembre-se, como o ser humano é complexo, nenhum teste será a reprodução exata da individualidade de cada pessoa. Procure entender bem as questões e respondê-las com sinceridade para que você receba um panorama mais exato possível de suas características.

Mesmo assim, antes de se basear em algum teste de personalidade é interessante você procurar a ajuda de um profissional da área se quiser entender melhor sua postura perante a vida e ser orientado para lidar com suas particularidades.

Esses testes direcionam para possibilidades, mas não definem que realmente é você. E para melhor apuração dos dados de identificação, realize outros tipos de análise como, por exemplo, uma avaliação com um profissional da psicologia.

Por fim, compreender essas diferenças contribui para melhorar os relacionamentos humanos. E então, pronto para se descobrir mais com um teste de personalidade? Divirta-se!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui