ad16
DestaquesTodas as Notícias

Teste do Olhinho é implantado no Hospital Regional Justino Luz

O exame, também conhecido como “Teste do Olhinho”, é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira. 

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, implantou dentro dos procedimentos de rotina da pediatria o exame oftalmoscópico reflexo vermelho para todos os bebês que nascem no hospital. O exame, também conhecido como “Teste do Olhinho”, é usado para diagnosticar doenças nos olhos das crianças como catarata congênita, glaucoma congênito, tumores de retina ou outras doenças que podem causar cegueira. 

De acordo com o oftalmologista Ramon Eulálio, o teste do olhinho avalia a presença do reflexo vermelho no olho e é realizado com um aparelho chamado de oftalmoscópio. “A presença do reflexo vermelho indica que há uma transferência dos meios e quando o mesmo está abolido tem que ser investigada a causa (catarata congênita, tumores, doenças da retina entre outras), que deverá ser tratada o mais breve possível”, explica Ramon. 

Os testes são realizados às quintas-feiras pelo oftalmologista Ramon Eulálio. Podem fazer o exame os recém nascidos que nascem no Hospital Regional Justino Luz. 

A diretora geral do Hospital, Genyana Leal, destaca a importância do “Teste do Olhinho” ser realizado no hospital. “ É essencial que o bebê, logo nas primeiras horas após o nascimento, já faça o teste do olhinho. Recebemos pacientes de toda a macrorregião de Picos e eles já saem daqui com o teste realizado e com o resultado. Por enquanto, os testes estão sendo realizados no horário da manhã, mas já estamos organizando uma quantidade para agendamento para serem feitos à tarde também,” afirma a diretora.


O presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, destaca que o Teste do Olhinho é mais um exame para garantir a saúde dos pequenos. “Agora todos os bebês que nascem aqui no Justino Luz já saem com o teste do olhinho realizado. Isso é bom para eles e para as mães, que ficam mais tranquilas”, finaliza o presidente.

Ascom HRJL

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade