[ad#336×280]A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta quarta-feira (12) números que apontam que a TIM continua líder em número de reclamações de clientes, mesmo após a medida cautelar que suspendeu a venda de chips da empresa, além de Claro e Oi, em julho.
De acordo com a agência, em outubro, três meses depois da suspensão, a TIM foi alvo de pouco mais que 3.500 reclamações de clientes que procuraram o call center da Anatel. Apesar de ainda ser o maior entre as três operadoras, o número de queixas caiu em relação julho, quando foram registradas mais de 4.000.
A Claro teve 2.000 reclamações em outubro, pouco abaixo do que havia sido verificado em julho. Já as queixas de usuários contra a Oi caíram de pouco mais de 1.500 em julho para pouco mais de 1.000 em outubro.
Não é possível precisar os números porque eles foram divulgadas pela Anatel em um gráfico.
A TIM diz que, “no volume total de reclamações registradas na Anatel é a segunda menos demandada desde agosto de 2011, sendo que 15% desse volume são reclamações de rede”. A operadora afirma que “a melhoria da qualidade no atendimento está refletida no desempenho da empresa no Índice de Desempenho no Atendimento (IDA) da Anatel nos últimos meses, com nota 94, dado de julho de 2012”.
A Claro disse que não vai se pronunciar sobre o ranking e a Oi não se manifestou sobre as reclamações.
Plano de metas
A Anatel liberou a venda dos chips depois que as empresas apresentaram planos em que se comprometiam a investir em infraestrutura para reduzir as reclamações de clientes. A agência se propôs, então, a fazer um acompanhamento trimestral das queixas e das melhorias feitas pelas empresas. Os números divulgados nesta quarta são resultado dessa primeira auditoria.
Com informações do G1