Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Todas as cidades do Piauí já iniciaram vacinação de adolescentes contra Covid-19, diz Sesapi

Adolescentes de 12 a 17 anos já começaram a ser vacinados contra Covid-19 nos 224 municípios do Piauí, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Isso significa que todos os grupos elegíveis pelo Plano Nacional de Imunização estão recebendo vacinas contra a doença. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (5).

Desde o inicio da vacinação, em janeiro deste ano, 3.975.855 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Piauí, segundo o dados do Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SI-PNI).

O estado quer agora a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. “Já acionamos a Anvisa para que possam constar na população vacinável”, informou o secretário de saúde, Florentino Neto.

Foto: Jaqueline Rajner

Conforme o Vacinômetro da Sesapi, 71,40% da população geral do Piauí já recebeu pelo menos uma dose das vacinas e 48,31% encontra-se completamente imunizada, seja porque tomou as duas doses ou porque recebeu vacina de dose única.

No estado também estão sendo aplicadas doses de reforço na população acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. Dos inclusos nestes grupos 43.141 já receberam sua dose complementar.

“Para receber a dose de reforço às pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde precisam ter o prazo de seis meses da segunda aplicação, já aqueles que sofrem com baixa imunidade devem tomar 28 dias após a segunda dose”, afirmou o secretário de saúde.

O Piauí recebeu, até o momento, por parte do Ministério da Saúde, 5.005.945 doses de vacinas. O estado ainda adquiriu 200 mil doses do imunizante CoronaVac diretamente com o Instituto Butantan.

G1 PI

Sair da versão mobile