ad16
Geral

Tráfego de vans é liberado no centro comercial de Picos com restrições

Os veículos não poderão parar em locais que não estão dentro da nova rota.

As vans que operam o sistema de transporte alternativo voltaram a circular no centro comercial de Picos. A medida foi acordada –com restrições – após uma reunião entre o prefeito municipal, José Walmir Lima; o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), Ediberto Cirilo e representantes da Cooperativa de Condutores Autônomos de Veículos de Passageiros da Macrorregião de Picos (COOCAVEPI).

Os pontos liberados são apenas para desembarcar passageiros e os motoristas só podem permanecerem no local por três minutos. Os veículos não poderão parar em locais que não estão dentro da nova rota. Na Praça Félix Pacheco e Josino Ferreira, por exemplo, as vans não poderão parar.

A informação foi repassada a nossa reportagem pelo presidente da COOCAVEPI, Edimar Lima. “À princípio, nos foi cedido duas paradas para desembarque de passageiros do transporte alternativo, uma parada vai ser na Travessa 15 de Novembro, próxima ao açougue e a outra parada vai ser ao lado da Secretaria da Fazenda, na Rua Coelho Rodrigues. Então, isso é para deixar mais próximo os usuários do transporte alternativo, dar mais um conforto para o usuário se aproximar do seu destino final”, disse.

Ainda de acordo com Edimar Lima, a antiga proibição contribuiu para o aumento de transporte irregular no município. “A categoria ficou muito contente, porque nós vínhamos há dois anos sofrendo com o aumento do transporte clandestino, uma vez que nós fomos proibidos de entrar nas principais avenidas, isso fomentou o número de transporte irregular dentro da cidade, inclusive carros de passeio. Hoje, para se ter uma ideia, nós temos uma lista de mais de 300 veículos clandestinos que transportam passageiros dentro da cidade de Picos”.

A permissão para trafegar pelos locais mapeados pela STTRAM é válida apenas para veículos que estão regulares junto à secretaria e a cooperativa das vans.

Segundo o secretário de Trânsito, Edilberto Cirilo, os perueiros só poderão acessar a Rua Coelho Rodrigues onde terão direito a duas paradas para desembarque, mas os veículos deverão ser levados para os estacionamentos definidos para a frota.

Edilberto fala sobre as alterações feitas no trânsito de Picos. “Na realidade é uma adaptação, nós abrimos a 15 de Novembro, porque se eu deixar uma parada na 15 de Novembro e outra na Coelho Rodrigues, eu atendo todo o Centro, o outro lado clínico já era atendido, então elas [as vans] podem passar, mas só podem parar três minutos, elas não podem embarcar nessas localidades […]. O que existe é uma adequação para facilitar. O transporte público é muito importante para a cidade, para o comércio, e para isso, a gente tem que analisar e ir vendo onde é preciso abrir espaço para aproximá-los cada vez mais, tanto da população, como do Centro da cidade”, pontuou.

O gestor da STTRAM informou que não há possibilidade, no momento, de fazer novas alterações nas zonas delimitadas para os vanzeiros, segundo ele, “as adaptações que poderiam ter sido feitas, já foram feitas”.

O embarque de passageiros, na região central da cidade, segue sem alteração, sendo permitido na Praça Antenor Neiva, no estacionamento do Estádio Municipal e Shopping do Povo.

Fonte: Grande Picos

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também