ad16
DestaquesGeral

TRE anuncia recadastramento biométrico em Picos

Votação biométrica - Imagem: Divulgação TSE
Votação biométrica - Imagem: Divulgação TSE

Nas próximas eleições, os votantes de mais três municípios piauienses serão identificados nas urnas através da leitura de suas impressões digitais. As cidades de Picos, Floriano e Francisco Santos serão as próximas a passarem pelo recadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.

Os municípios de Piripiri e Piracuruca foram os primeiros do Piauí a receberem o novo sistema de reconhecimento do eleitor. No pleito de 2010, mais de 1,1 milhão de brasileiros votaram em urnas eletrônicas com leitor biométrico.

Nas cinco cidades do Piauí, a votação na urna eletrônica não terá modificações. A única diferença está na liberação para votação, que não será mais feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor.

Segundo a Justiça Eleitoral, essa é a forma mais segura de identificação do eleitor, pois o sistema só autoriza a votação após o reconhecimento da digital previamente cadastrada dos votantes.

Com esta nova tecnologia, torna-se inviável um eleitor se passar por outro no momento de sua identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai divulgar na próxima quarta-feira (21) as medidas adotadas para o recadastramento dos dados dos eleitores dos três municípios citados no início desta matéria.

Pedidos

Será apreciado na manhã desta segunda-feira (19) o pedido de revisão eleitoral do município de Itainópolis, além da solicitação do pedido de implantação do sistema biométrico pelo juiz da 57º zona eleitoral.

*Com informações TSE

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade