ad16
Dom Expedito LopesGeralPolítica

TRE mantém os mandatos de Ivete e Valmir em Dom Expedito Lopes

Prefeita Ivete com o vice Valmir
Prefeita Ivete com o vice Valmir

Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) decidiu manter os mandatos de Francisca Ivete do Nascimento Lima (PRTB) e Valmir Barbosa de Araújo nos cargos de prefeita e vice-prefeito de Dom Expedito Lopes, respectivamente.

A sessão aconteceu ontem, dia 13, sendo que o plenário daquela Corte, pelo placar de 5 votos a 1, decidiu livrar os gestores da acusação de abuso do poder econômico e corrupção eleitoral na eleição suplementar ocorrida em Dom Expedito Lopes no dia 07 de novembro de 2010. Ivete venceu o pleito pela maioria de 13 votos.

O candidato derrotado na eleição, José Belo de Sousa (PSB), ajuizou ação de impugnação de mandato eletivo junto à 62ª Zona Eleitoral e no dia 09 de agosto de 2011 o então juiz eleitoral, João Borges de Sousa Filho, cassou os mandatos da prefeita e do vice-prefeito. O segundo colocado José Belo ainda chegou a assumir a Prefeitura de Dom Expedito Lopes por alguns dias, mas uma liminar concedida pelo TRE devolveu os cargos a Ivete e Valmir.

CASSAÇÕES

O julgamento da ação pedindo a cassação do mandato da prefeita de Dom Expedito Lopes aconteceu a menos de três meses para a início das convenções partidárias para escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, como prevê o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mas o TRE do Piauí, que é recorde no Brasil no que diz respeito à cassação de gestores municipais, ainda tem dezenas de processos em pauta, muitos deles relativos a gestores que já foram eleitos em eleição suplementar, como é o caso de Dom Expedito Lopes. Outras ações ajuizadas naquela Corte pelo Ministério Público ou por agremiações partidárias, pedem a cassação de vereadores que trocaram de partido no prazo limite de filiações, enquadrando os mesmos na infidelidade partidária.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade