GeralTodas as Notícias

TRF manda Governo Federal pagar R$ 1,5 bilhão ao Piauí por perdas do antigo Fundef

Os desembargadores deram provimento a Agravo de Instrumento interposto pelo Estado do Piauí pedindo que fosse expedido precatório da parcela incontroversa do Fundef

anuncio17 UNIFSA

Uma decisão da Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou, na tarde desta terça-feira (18), por unanimidade, que o Piauí receba R$ 1,5 bilhão da União referente a perdas sofridas pelo Estado no repasse do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF).

Os desembargadores deram provimento a Agravo de Instrumento interposto pelo Estado do Piauí pedindo que fosse expedido precatório da parcela incontroversa do Fundef. No recurso, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) contestava decisão de 1ª instância da Justiça Federal, que em sede de execução, havia indeferido momentaneamente a expedição do precatório.

A PGE contestava decisão da Justiça Federal que bloqueou o repasse
A PGE contestava decisão da Justiça Federal que bloqueou o repasse

Durante a sessão, os desembargadores federais disseram que a ação já se arrastava por muito tempo e que a decisão visava evitar mais prejuízos ao Piauí, já que o prazo final para inscrição na lista de precatórios de 2020 termina no dia 1º de julho.

O Fundef foi implantado no Brasil pela Emenda Constitucional nº. 14 de 1996, mas só começou a vigorar em 1998. Seu prazo de duração era de 10 anos, expirado em 2006.

Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.