ad16
AutoPECASonline24.pt
PolíticaTodas as Notícias

TSE divulga na internet dados de candidatos nas eleições 2014

[ad#336×280]Os eleitores de todo o país podem visitar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de hoje e consultar os nomes dos candidatos que vão disputar as eleições em outubro. O sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todo o Brasil para as Eleições Gerais 2014, o Divulga Cand, já pode ser acessado na parte central do portal do TSE na área “Destaques”.

A ferramenta permite que o cidadão possa consultar a quantidade de candidaturas por município e cargo, possibilitando ao eleitor conhecer os candidatos de sua cidade. De acordo com a advogada especialista em direito eleitoral, Geórgia Nunes, o sistema está disponível desde as últimas eleições e tem como principal objetivo fornecer os dados para os eleitores, para que eles possam acompanhar a situação de seus candidatos, como também avaliar se estão quites com todas as obrigações.

TSE
TSE

Segundo o TSE, também estarão disponíveis informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro de candidatura, assim como todos os dados informados à Justiça Eleitoral. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Basta entrar no site do TSE (www.tse.jus.br), clicar no link disponível que irá remeter para o DivulgaCand, selecionar a unidade da Federação no mapa ou a sigla do estado a ser consultado, na parte superior da página.

“Na verdade essa ferramenta foi disponibilizada porque abriu-se os prazos das convenções, que podem ser feitas até o dia 5 de julho”, explica a advo-gada. De acordo com Geórgia Nunes, como o registro de candidatura é eletrônico, assim que os candidatos solicitarem o pedido de registro, seus dados vão automaticamente para o sistema.

Além das informações dos candidatos, até as eleições de outubro ficarão à disposição dos eleitores informações como prestação de contas e diversos outros documentos essenciais para que um cidadão se torne candidato e possa disputar as eleições. “Essa disponibilidade de informações é importante, pois a população poderá acompanhar seus candidatos”, ressalta a advogada.
TSE
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade