ad16
MunicípiosSantana do PiauíTodas as Notícias

Turma do Vaqueiro do povoado Barro de Santana do Piauí promove Cavalgada da Independência

Evento foi caracterizado pela grande participação popular, em especial do povoado Barro, que lutou pela continuidade da tradição.

A Turma do Vaqueiro do povoado Barro de Santana do Piauí promoveu na manhã do sábado, 07 de Setembro, a Cavalgada da Independência. Contando com o apoio da população, os organizadores buscaram patrocínio para manter viva a tradição de realizar uma grande passeata pelas ruas, avenidas e localidades do município, conforme acontece desde 2005.

A Cavalgada da Independência teve início às 7h00, com uma celebração religiosa no povoado Barro. De lá, os vaqueiros, muitos usando o chapéu de couro e o gibão, seguiram ordenadamente, passando pela Praça São Pedro e demais localidades, retornando para o ponto de partida, onde promoveram uma grande festa.

Cavalgada da Independência

O evento foi caracterizado pela grande participação popular, em especial do povoado Barro, que lutou pela continuidade da tradição.

O vaqueiro é o personagem que melhor representa o Piauí historicamente, uma vez que desde antes da independência do Brasil, a capitania de São José do Piauí tinha como principal atividade econômica a criação do gado bovino. O vaqueiro é retratado na cultura piauiense através da literatura, música, representações teatrais, filmes e eventos como a Cavalgada da Independência promovida em Santana do Piauí.

Tags

Leia Também

Publicidade