ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
GeralTodas as Notícias

UBS Belinha Nunes desenvolve projeto “Hiper Saúde”

Por Marcos Valério – A Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes, órgão ligado a Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com os acadêmicos do oitavo período do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos e alunos do Centro de Educação Profissionalizante – CEPROSP deram inicio ontem, (03), ao projeto Hiper Saúde.   Durante toda segunda-feira (3) foi oferecida orientação gratuita sobre saúde aos idosos. O evento teve inicio às 8h e seguiu até às 17h.

Projeto “Hiper Saúde”-Foto: Marcos Valério
Projeto “Hiper Saúde”-Foto: Marcos Valério

“O projeto é voltado para os hipertensos e diabéticos, nós percebemos que aqui no bairro São Vicente possui uma incidência muito grande, então nós sentamos com os alunos e vimos a possibilidade de estarmos desenvolvendo esse projeto que teve inicio hoje e segue ate o dia 03 de dezembro”, ressaltou a coordenadora do posto de saúde, enfermeira Maykiane Luz .

Durante a manhã, foram disponibilizados serviços de coleta das medidas antropométricas (peso, altura, índice de massa corporal, glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal), avaliação de pré-diabético e uma café da manhã foi oferecida aos idosos que passaram pelo posto.

Teste de circunferência abdominal-Foto: Marcos Valério
Teste de circunferência abdominal-Foto: Marcos Valério

 “A ideia é desenvolver um projeto de intervenção com a comunidade, de forma com que os hipertensos e diabéticos retornem para fazer o acompanhamento aqui no posto, recebendo a medicação e não só limitado a isso, mas que ele faça o acompanhamento com a avaliação teste de glicemia, peso, altura, ou seja, tudo que esta sendo oferecido aqui hoje, então esse projeto é de suma importância para a comunidade entender que o acompanhamento é muito necessário”, frisou a professora da UFPI Arilúcia Luz.

Aos 82 anos, o aposentado Barnabé Borges é hipertenso, não perdeu tempo e foi conferir como esta a saúde. “Eu vim para saber como está a saúde, porque eu sempre gosto de fazer aqueles exames de rotina, teste de glicemia e colesterol e uma oportunidade dessa não poderíamos deixar passar, é ótimo”, disse.

Aposentado de 82 anos, Barnabé Borges-Foto: Marcos Valério
Aposentado de 82 anos, Barnabé Borges-Foto: Marcos Valério

Confira a programação:

10/11 – Roda de conversa

17/11 – Exposição dos valores calóricos de alimentos e orientações sobre a saúde alimentar com a nutricionista.

24/11 – Orientações sobre atividades físicas e caminhadas com educador físico.

01/12 Encerramento: “Bingo de saúde” e “Apresentações lúdicas”.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade