Uespi de Picos recebe terreno do IBAMA para construção de laboratórios
No local será construído laboratórios dos cursos de Biologia e Agronomia.
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI)- Campus de Picos- recebeu, nessa quinta-feira (05), um terreno de 5 mil metros quadrados cedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). No local será construído laboratórios dos cursos de Biologia e Agronomia.
Na solenidade, os representantes das duas instituições assinaram contratos formalizando a doação do terreno que fica localizado próximo ao campus da universidade. Além disso, realizaram uma visita ao local para estudar como serão implantadas as ações universitárias.
A proposta de cessão do terreno foi feita pelo vice-reitor Evandro Alberto para o IBAMA, por ter conhecimento que o lugar estava disponível para atender a demanda a instituição. Ele que era diretor do campus na época, entrou em contato com os responsáveis para solicitar a doação do terreno para a UESPI.
Em seu discurso, o vice-reitor, ressaltou que os cursos de Biologia e Agronomia já apresentavam demandas de um espaço para fazer seus experimentos, por isso buscou o IBAMA para verificar a possibilidade de cessão do terreno. “Nós tínhamos essa preocupação porque era uma reivindicação bastante presente, além disso é uma reivindicação também a expansão das salas de aulas, de forma que daqui a pouco vai precisar desse espaço”, disse sobre ampliar o campus para o novo espaço. Na ocasião também para agradeceu ao IBAMA no atendimento as solicitações feitas pela UESPI.
O Superintendente do Ibama, San Martin Linhares, disse que a parceria com a universidade é muito forte e importante para eles. “Nós acreditamos na educação que a entidade oferece a todos do estado do Piauí. A gente sempre busca atender as solicitações da universidade, quando é com doação de madeira, por exemplo. Hoje, estamos aqui com muita satisfação para podermos celebrar este ato de cessão de um terreno de 5 mil metros quadrados que será de uso da UESPI”, disse.
O terreno será utilizado, a princípio, como laboratório para os cursos de Agronomia e Biologia. Segundo o reitor Nouga Cardoso, a perspectiva é que a administração busque emendas parlamentares para conseguir ampliar o campus para a área do novo terreno. Para ele a entrega do local pelo IBAMA é uma importante ação da universidade com o órgão no sentido de fortalecer os laços institucionais. “Quando as instituições públicas se unem em torno do bem comum fortalece o atendimento para a população”, ponderou o reitor, que agradeceu ao Ibama pela doação.
A diretora do campus de Picos, Janaina Aragão, destacou a cessão do terreno como uma aquisição muito para toda comunidade de Picos. “É mais uma melhoria na qualidade da nossa assistência ao aluno e professores”, pontuou. Ela ressalta que a direção ciente do aumento do número de alunos no campus, já solicitou a Administração Superior a construção de mais espaços de sala de aula, e agora com o novo terreno isso está mais perto de ser possível. A diretora reforçou o agradecimento da comunidade ao órgão.
Com informações da Ascom Uespi