EducaçãoTodas as Notícias

UESPI de Picos recebe XI Seminário de Extensão e I Encontro Estadual de Egressos

A Universidade Estadual do Piauí – campus professor Barros Araújo, recebeu, nesta terça-feira (19), o XI Seminário de Extensão (SEMEX) e o I Encontro Estadual de Egressos da UESPI, realizado através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários.

Ocorrente de maneira itinerante em todos os campi da universidade, neste ano, o objetivo principal do seminário foi discutir de forma consciente, junto à academia e a sociedade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidando-os na prática extensionista da UESPI, que desenvolve um conjunto de ações articuladas às estratégias internacionais para alcance desses objetivos.

Nesta edição, além do SEMEX, foi realizado também o I Encontro Estadual de Egressos com o intuito de observar, analisar e discutir a participação na sociedade e no mercado de trabalho de estudantes que concluíram sua graduação na Universidade Estadual do Piauí. Esse encontro é resultado do trabalho realizado pelo Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) da instituição.

Raimundo Dutra, professor doutor e Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), falou acerca da realização do SEMEX e do I PAE, que foi criado em maio deste ano e neste momento, está em sua terceira e última etapa. Segundo ele, “como a universidade está hoje com suas ações alinhadas às estratégias internacionais para alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável, essa foi à temática trabalhada esse ano. E o Programa de Acompanhamento de Egressos que foi criado em maio desse ano, está em uma fase avançada, que é justamente o encontro desses egressos. Isso tem dado um retorno à instituição de como esses eles tem se localizado na sociedade e tem dado um retorno também de como a instituição tem contribuído com a sociedade piauiense por meio da formação desses egressos”, disse Dutra.     

A programação do XI Seminário de Extensão e I Encontro Estadual de Egressos da UESPI contou com apresentações culturais, realizadas pelo corpo de dança formado por alunos do curso de educação física; além de palestras, apresentações de trabalhos e mesas redondas formadas por ex-estudantes da universidade que contaram aos participantes, suas histórias após a conclusão de suas graduações.

Durante as atividades, o professor Dutra aproveitou o ensejo para fazer a entrega do Hino Oficial e da Bandeira da Universidade Estadual do Piauí. Esta última foi desenhada pelo acadêmico do 9º período da UESPI de Picos, Thalisson Oliveira, que em eleição para escolha da arte, concorreu e ganhou em primeiro lugar, assinado o desenho.

O egresso do curso de Letras/Português, Patrick Alisson, participou da mesa redonda intitulada “Egressos da UESPI: Histórias de Vida”. Patrick destacou a importância da realização de um programa que acompanhe ex-alunos durante sua trajetória de inserção no mercado de trabalho após a conclusão do curso. “A realização de programas como esse é importante pra haver um monitoramento sobre como está o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos egressos. É uma forma da PREX, juntamente com a UESPI, saber quais foram às perspectivas de emprego e de ascensão social de cada um que passou pela universidade”, falou Patrick.

Ascom 

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também