ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
DestaquesEducaçãoGeral

Uespi divulga lista de bolsistas aprovados no projeto Comunicadores do Sertão

[ad#336×280]Foi divulgado no final da tarde desta terça-feira (21) o resultado do processo seletivo para escolha dos bolsistas que atuarão no Projeto de Extensão de Formação de Comunicadores Comunitários e Populares do Sertão do Piauí nas próximas fases do projeto.

Os estudantes estão matriculados no curso de Comunicação Social  da Universidade Estadual do Piauí – UESPI em Picos. Os quatro selecionados passarão a desenvolver as atividades entre julho e novembro em seis cidades polo da região de Picos, colocando em prática a segunda fase do projeto, levando as ideias para o campo.

Os bolsistas “atuarão na facilitação de conteúdos e formação, pois o projeto tem intenção principal de ouvir. Não adianta nada tentarmos fazer algo de cima para baixo, por isso queremos ouvir a base, quem vivencia, consome, atua no mundo da comunicação no Sertão do Piauí”, explica o professor Orlando Berti, um dos idealizadores do projeto.

De acordo com ele, a intenção, entre outros fatores, é avaliar que tipo de comunicação busca esse público.

Evandro Alberto, Nouga Batista e Orlando Berti - Foto: Arquivo/Riachaonet
Evandro Alberto, Nouga Batista e Orlando Berti – Foto: Arquivo/Riachaonet

Mobilização

Os bolsistas e voluntários atuarão mobilizando, dando palestras, ajudando nas conversas, sistematizando dados, aprendendo e vivenciando essa realidade na prática. Espera-se que os estudantes desenvolvam a partir desse projeto “uma maior interação com as comunidades e com a prática, principalmente de uma comunicação diferencial, contra-hegemônica e mais compromissada com a ajuda da transformação social”, ressalta Berti.

Os aprovados devem procurar o professor Evandro Alberto e a coordenação do campus de Picos para assinarem termo de compromisso (http://www.uespi.br/novosite/wp-content/uploads/2010/03/compromisso_estagio_na_uespi.pdf).

A instituição, através da Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, autorizou quatro bolsas de R$ 588,60, mensais, para cada estudante escolhido em processo seletivo para colaborar com o projeto.

Foto: Arquivo/Riachaonet
Foto: Arquivo/Riachaonet

A ideia do curso de extensão foi idealizada e será coordenada pelos professores-doutorandos Evandro Alberto de Sousa (do curso de Jornalismo – Picos) e Orlando Berti (do curso de Jornalismo – Teresina), ambos com quase dez anos de atuação na UESPI.

Os professores à frente do curso destacam o apoio da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UESPI, em nome do professor-doutor Marcelo Neto; o apoio da direção, vice-direção, funcionárias e funcionários, além da coordenação do curso de Jornalismo e dos professores da UESPI de Picos.

Os aprovados devem procurar o professor Evandro Alberto e a coordenação do campus de Picos para assinarem termo de compromisso (CLIQUE E VEJA AQUI).

Confira a lista de aprovados e classificados:

Desafios

Bastante satisfeito com o resultado, o professor Evandro Alberto lembrou que esse já é considerado o maior projeto de extensão em comunicação realizado na instituição. Segundo ele, nos próximos meses seis municípios da macrorregião de Picos serão percorridos na fase de campo do projeto, todas cidades com campus da Uespi, sendo elas Picos, Paulistana, Jaicós, Fronteiras, São João do Piauí e Valença.

“O impacto acadêmico é muito grande, porque os estudantes trabalharão não só a extensão, mas também a pesquisa. Esses trabalhos vão resultar em produções científicas e a intenção é que seja editado um livro com coletânea destes artigos. Para a sociedade é importante porque ela vai ter o contato direto com a universidade, que vai estar presente através o curso de Comunicação Social discutindo a mídia, a comunicação local, a comunicação que se tem e a que ser quer fazer. Busca-se promover e incentivar a transformação da realidade no sertão através da comunicação”, pontua o professor Evandro.

Até 2015, data prevista para o fim do projeto, 151 municípios devem ser percorridos.

Confira a lista de aprovados e classificados:

Aprovados e classificados - Imagem: Divulgação
Aprovados e classificados – Imagem: Divulgação

 

Leia Mais:

Região de Picos ganha maior projeto de extensão em Comunicação da história do Piauí

 Vice-reitor da Uespi abre em Picos projeto de extensão em comunicação

 Solenidade marca encerramento do Curso de Comunicadores do Sertão em Picos

 

 

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade