EducaçãoGeral

Uespi oferta o maior número de vagas para o ensino superior

[ad#336×280]O Ministério da Educação abriu nesta segunda-feira (7) o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2013. Em todo o Brasil, são oferecidas 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições.  O Piauí vai oferecer cerca de 9 mil vagas distribuídas na Universidade Federal do Piauí, com 3.545 vagas para 79 cursos.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que utiliza o Sisu pela primeira vez este ano, está ofertando 4.350 vagas para 118 cursos, na modalidade regular, sendo que 30% serão destinadas aos programas de ações afirmativas: 15% para estudantes de escolas públicas e 15% para auto-declarados negros de acordo com a Lei de Cotas. No estado, a Uespi oferta o maior número de vagas. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifpi) disponibiliza 1.095 vagas para 28 cursos.

De acordo com o pró-reitor de Ensino e Graduação, Francisco Soares, 30% das vagas serão destinadas aos programas de ações afirmativas, sendo que 15% desse total irão contemplar estudantes de escolas públicas, e 15% para estudantes autodeclarados negros de acordo com a Lei de Cotas.

Ainda segundo o pró-reitor, a construção do Restaurante Universitário, resultado da parceria entre a instituição, o Governo do Estado e a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), irá possibilitar o ingresso de estudantes de outras localidades.

A Uespi adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso à instituição. O Exame, que este ano aconteceu em outubro é utilizado pela maioria das instituições de Ensino Superior do país. “Por meio da adesão as vantagens serão estendidas a todos os alunos que irão dispor de um número maior de livros, e ainda passarão a contar com monitores remunerados com os recursos que serão adquiridos”, conclui o prof. Francisco Soares.

O Sisu utiliza a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas no site sisualuno.mec.gov.br.

 

Fonte:piaui.pi.gov.br

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também