Uespi promove evento “Uespi Sem Assédio” no campus de Picos
Iniciativa busca conscientizar a comunidade acadêmica sobre o assédio e outras formas de violência
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoverá, no dia 11 de setembro, às 15h, no Campus Professor Barros Araújo, em Picos, o evento “Uespi sem assédio”. O encontro visa esclarecer a comunidade acadêmica sobre temas como assédio moral e qualquer outra forma de violência, incentivando o combate a essas práticas.
A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (NEVIM), Malena Alves, destacou a importância do núcleo na organização do evento. “Faremos uma discussão sobre as iniciativas e estratégias adotadas em colaboração com a Uespi e instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança Pública, para enfrentar violências e assédios dentro da Universidade. Assim, mulheres, alunas, professoras e servidoras terão segurança para denunciar e a certeza de estarem protegidas neste ambiente formador de futuras profissionais”, ressaltou Malena.
O NEVIM oferece atendimento psicossocial de forma presencial e on-line, com o objetivo de acolher e orientar discentes, docentes e, quando necessário, seus familiares. Além disso, o núcleo promove seminários e rodas de conversa, incentivando a elaboração de projetos que abordem o combate à violência no ambiente acadêmico.
A diretora do Campus, Profa. Mariluska Macedo, organizadora do evento, reforçou a relevância da discussão para desconstruir estigmas e encorajar a denúncia de assédios. “Discutir publicamente ajuda a quebrar o estigma e encoraja as pessoas a reconhecerem e relatarem a violência”, afirmou.
Palestrantes do evento
O evento contará com a presença de especialistas que discutirão o tema e apresentarão estratégias de enfrentamento à violência nas instituições de ensino.