ad16
EducaçãoGeral

Uespi: Vestibular começa com provas de redação e línguas

UESPi, Campus Pirajá
UESPi, Campus Pirajá

Calma, organização e clareza nas ideias. Estes três elementos podem ser a chave para se sair bem no vestibular da Universidade Estadual do Piauí que começa neste domingo (11) com as provas de Redação, Literatura e Línguas Portuguesa e Estrangeira. Na segunda-feira (12) serão realizados os exames com as disciplinas específicas.

O vestibular da Uespi será realizado para o preenchimento de 3.580 vagas na modalidade regular em todos os campi da Instituição. Serão 80 locais de aplicação das provas em todo Estado. Neste ano, estão inscritos cerca de 30.700 estudantes. Os cursos mais concorridos são Medicina e Direito (Teresina) e Odontologia (Parnaíba).

Confira a concorrência dos cursos aqui.

Redação

O professor de Redação do Colégio Certo, João Ribeiro de Andrade Júnior, afirma que a produção do texto no vestibular pode ser muito angustiante para alguns alunos, sobretudo para aqueles que ficam nervosos e criam um “bloqueio” para escrever. Entretanto, o docente dá algumas dicas que podem melhorar o desempenho dos candidatos e fala sobre o que pode surgir como tema este ano.

“Acredito que a Uespi irá explorar algo relacionado aos jovens. Drogas, novas tecnologias, bullying. Esta é uma temática muito aberta que ressalta também o papel da instituição que é fazer o jovem refletir sobre o que o cerca. No ano passado, a escolha foi de uma temática que mexeu com os jovens. O poema de Cecília Meireles, ‘Ou isto ou aquilo’, falava da escolhas do ser humano. Este ano pode ser que a Uespi siga a mesma linha”, pontua.

Dicas para ir bem na redação:

1 – Primeiro, é preciso ter calma. “O grande adversário do candidato é ele mesmo e seu o nervosismo”, diz João Andrade.

2- Vencer o bloqueio. “A forma mais simples de vencer o bloqueio é fazer perguntas, bombardear o tema de perguntas e tirar dali a direção do texto com causa, consequência”.

3- Estruturar e organizar as ideias. “É sempre importante ter em mente que a redação possui introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução estão os argumentos a se desenvolver. Sugiro que façam duas frases: uma genérica, para tangenciar o tema, e outra para mostrar os argumentos que ele vai desenvolver. Cada argumento se desenvolve em um parágrafo. O texto terá a quantidade parágrafos conforme os argumentos usados na introdução. Um texto com dois ou três parágrafos já está de bom tamanho. E, por fim, a conclusão.

4- O quanto escrever. “O ideal é ter em torno de quatro a cinco parágrafos, contando introdução, desenvolvimento e conclusão. Não se deve ultrapassar os seis parágrafos até porque há um limite: mínimo de 20 e máximo de 30 linhas”.

5- Título. “Diferente do Enem, na Uespi é preciso dar um título ao texto”

6- Ortografia. “O cuidado com a letra é fundamental. O aluno deve se preocupar em escrever de forma legível”, finaliza o professor.

Carlos Lustosa Filho

Cidadeverde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade