ad16
EducaçãoGeralSaúdeTodas as Notícias

UESPI/Picos sedia campanha de cadastro para doação de medula óssea

Aconteceu na tarde desta terça-feira (05), no campus da UESPI de Picos, a I Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. O evento, que foi organizado pelo curso de Enfermagem da UESPI/Picos em parceria com o HEMOPI, tem como principal objetivo aumentar o número de cadastros de doadores voluntários de medula óssea, tendo como foco a ação promovida nas redes sociais: Todos Juntos Por Larissa. O momento contou com palestras da assistente social Samara de Moura Martins e da médica Laís Portela Neiva Coelho, além da presença do Pró-Reitor de Ensino e Extensão, Raimundo Dutra Araújo.

A mesa de honra foi composta pelo Pró-Reitor Raimundo Dutra Araújo, pela coordenadora do curso de Enfermagem da UESPI/Picos Janaína Alvarenga Aragão, pela professora e farmacêutica Milena Danda Vasconcelos Santos, pela representante do DCE Fabrícia Kelly Moura Dantas, pela assistente social Samara de Moura Martins, pela médica Laís Portela, pela representante do HEMOPI Hortência Maria Soares e a irmã de Larissa Luz, Elayne Almondes da Luz.

Raimundo Dutra Araújo participa do cadastramento de doadores voluntários
Raimundo Dutra Araújo participa do cadastramento de doadores voluntários

Raimundo Dutra Araújo, Pró-Reitor de Ensino e Extensão da UESPI, falou sobre a importância de sediar a Campanha na Universidade Estadual do Piauí: “o cerne universitário tem a missão de formar seres-humanos, antes mesmo de formar profissionais. Um evento deste tipo possibilita a construção da solidariedade que vai além do ato da doação, é o ato de salvar vidas”, explicou.

As duas palestrantes da noite, Samara de Moura Martins e Laís Portela Neiva Coelho, falaram sobre os processos que um doador voluntário de medula tem que passar até atingir o objetivo principal do cadastramento, que é a doação.

Mais de 200 novos doadores foram cadastrados voluntariamente no campus de Picos da UESPI
Mais de 200 novos doadores foram cadastrados voluntariamente no campus de Picos da UESPI

Elayne Almondes da Luz, irmã de Larissa Luz, agradeceu o empenho de alunos, professores e servidores da UESPI em organizar o evento e – com a voz embargada, tomada pela emoção –  ressaltou a importância que Picos vem tendo na campanha Todos Juntos Por Larissa: “minha irmã sempre fala de como essa cidade tem sido essencial nesta batalha. Hoje eu entendo porque todo filho de Picos é apaixonado por essa cidade… é porque aqui nós somos uma grande família, que não mede esforços para lutar por seus iguais”, falou.

Elayne Luz, irmã de Larissa Luz - protagonista da campanha Todos Juntos Por Larissa
Elayne Luz, irmã de Larissa Luz – protagonista da campanha Todos Juntos Por Larissa

Ao final do evento mais de 200 novos doadores voluntários tinham efetuado cadastro. A abertura da Campanha foi encerrada com uma oração coletiva dedicada a todas as pessoas que, de alguma forma, sofrem com doenças sistemáticas.

Tags

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também

Publicidade