

Na noite de ontem (18) ocorreu a abertura do 1º Festival Cultural Universitário no campus Senador Helvídio Nunes de Barros, o evento visa promover um espaço de discussão sobre Arte e Cidadania, envolvendo a temática da História, Cultura e Nordeste, em interlocução com diversas áreas do conhecimento por meio da produção e apresentação de atividades artísticas.
A solenidade de abertura ficou por conta da Banda Municipal de Picos- Maestro Antônio Lelis, e posteriormente foi apresentada pela professora Ms. Iael de Sousa, a conferência de abertura com o tema “Arte e cidadania na formação acadêmica e nas produções populares”.
O idealizador do evento Raimundo Lima, assegurou que o festival proporciona aos participantes, inovação na forma de conhecer a arte e a cultura regional.
“O publico atendeu o chamado, muitas pessoas vieram prestigiar o evento. A intenção é trazer arte para o município de Picos e focar arte e educação” reforçou o professor Mestre Raimundo Lima, que ministra a disciplina de história na UFPI de Picos.
Segundo ele, a professora Iael de Sousa foi escolhida para apresentar o tema de abertura, porque realiza movimentos sociais, coordena o projeto Arte e Vida Atrevida (que é um projeto prático) e trabalha temas sociais com alunos universitários e com a comunidade.
O FECULT vai até o dia 21 de setembro, no decorrer do evento serão realizados debates e mesa de discussão, com temas relacionados à cultura e arte, ligados ao sertão, haverá também exposições de fotografias e vídeos com essa temática.
O Grupo Teatral Horium em uma bela performance encerrou a noite com a apresentação da música “Disparada”.
