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UFPI retoma aulas práticas em 11 cursos em Teresina e interior

Aretomada das aulas práticas foi um caminho construído com diálogo e priorizando os cuidados com a comunidade.

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A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai retomar aulas práticas em disciplinas de 11 cursos de graduação presencial nos Campi de Floriano, Picos e Teresina, ao longo do semestre 2021.1, que inicia atividades nesta quarta, 25 de agosto.

Algumas disciplinas, essencialmente práticas, já voltam às aulas de forma imediata, como na Educação Física e Odontologia, em Teresina. Mas, na maioria dos cursos, o retorno ocorre de forma híbrida: com aulas iniciais remotas, que avançam para aulas práticas no decorrer do semestre.

No total, retomam aulas práticas os cursos de Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Medicina e Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Arqueologia e Estatística, do Centro de Ciências da Natureza ( CCN); Engenharia Elétrica, no Centro de Tecnologia (CT) e os cursos de Enfermagem, nos campi de Floriano e Picos.

O retorno acontece após aprovação dos protocolos de biossegurança dos cursos apresentados ao Comitê Gestor de Crise, presidido pelo Vice-reitor Viriato Campelo. O anúncio oficial foi feito durante reunião do Conselho Universitário (CONSUN) na terça-feira, dia 24 de agosto.

Para o Reitor Gildásio Guedes, a retomada das aulas práticas foi um caminho construído com diálogo e priorizando os cuidados com a comunidade. “O retorno presencial gradual é resultado de ampla negociação com a comunidade acadêmica interessada e o CGC e investimentos feitos pela UFPI para propiciar aos alunos aulas práticas com biossegurança”, disse o Reitor Gildásio Guedes.

O presidente do CGC, Viriato Campelo, frisou que o retorno das atividades presenciais observa o avanço da vacinação, o cenário pandêmico e as ações da UFPI no enfrentamento à pandemia. “Temos uma resolução que permite atividades preferencialmente remotas, com possibilidade de aulas em outros formatos. Por isso, vamos iniciar pelas atividades on-line para disciplinas com componentes teóricos. A orientação é o retorno presencial imediato apenas para as disciplinas que não podem ser realizadas em outro formato.”, orientou.

Retorno das Clínicas da Odontologia – As equipes das clínicas se preparam para a retomada progressiva dos atendimentos ao público a partir da próxima semana. As obras de reforma e adaptação dos espaços estão sendo finalizadas pela Prefeitura Universitária. Segundo a coordenação do curso, os atendimentos devem voltar com 50% da capacidade, para evitar aglomerações.

Protocolos – Dentre os protocolos de segurança para o retorno das atividades presenciais estão a adoção de turmas reduzidas, cumprimento dos protocolos sanitários para pessoas e limpeza de ambientes, monitoramento das condições de saúde de estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados envolvidos na volta às atividades.

Pessoal de apoio – Neste primeiro momento, retornam ao trabalho presencial colaboradores terceirizados que atuam em espaços de atividades práticas. Diretores de centro e de campi devem comunicar à Diretoria Administrativa (DA) da Pró-Reitoria de Administração (PRAD) sobre a necessidade de retorno efetivo de funcionários terceirizados, para que as empresas sejam notificadas. A Universidade trabalha também nas normativas para o retorno presencial de servidores técnicos lotados nessas atividades.

Adaptações e reformas de espaços – Desde dezembro de 2020, a Prefeitura Universitária realiza trabalho de instalação de pias, tótens com álcool em gel e tapetes sanitizantes em áreas de livre circulação. Estão sendo concluídas também as obras de reforma das Clínicas da Odontologia, com instalação de exautores, construção de vestiários e de mais acessos para o público, além de instalação de divisórias entre as cabines de atendimento para reforçar os cuidados com distanciamento social.

EPIs – A entrega de EPIs será realizada pelas coordenações dos cursos. Para solicitar os equipamentos, as coordenações devem enviar pedido via memorando para a vice-reitoria com cópia para a Diretoria Administrativa e retirar os materiais no Almoxarifado da PRAD.

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