ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Um aniversário diferente: jovem picoense planeja mutirão de doação de sangue para celebrar a vida

Thaís Farias conclama amigos e conhecidos a doarem sangue nos próximos dias 09 e 10 de setembro, no Hemocentro de Picos. Quem participar concorrerá a prêmios.

Para celebrar os 30 anos de vida, a jovem picoense Thaís Farias decidiu, este ano, organizar um mutirão de doação de sangue para o Hemocentro de Picos. A doação acontece nos próximos dias 09 e 10 de setembro, das 08h00 às 17h00.

“Essa ideia surgiu porque algumas pessoas de minha família já passaram por problemas de saúde e precisaram de transfusão de sangue. Comecei a perceber que havia uma deficiência em relação às pessoas e até um bloqueio para poderem efetuar essa doação de forma voluntária”, explicou a jovem Thaís Farias sobre onde tudo começou.

Foto: Arquivo pessoal

Ela destacou que a melhor maneira de receber as felicitações por parte de seus amigos e conhecidos, ou seja, as pessoas que lhe querem bem, é colaborando nessa campanha que tem o objetivo principal de salvar vidas, visto que o estoque de sangue está em baixa no Hemocentro de Picos.

“Já salvei muitas vidas com bolsas de sangue porque sou doadora desde 2015 e sou orgulhosa disso. Essa campanha significa para mim muito agradecimento a Deus pela vida, por estar completando três décadas de vida com muita saúde, muita disposição para poder salvar outras vidas. A minha campanha é voltada para a comemoração de meu aniversário, onde estarei celebrando 30 anos de vida. Será uma campanha destinada, primeiramente, a meus amigos, mas também a todos aqueles que me conhecem, me admiram de alguma forma e querem meu bem. Esse ato de doação fará com que eu seja muito mais recompensada do que alguém me dando um presente. Este será meu maior presente”, disse ela.

Foto: Arquivo pessoal

Thaís Farias, que também é bombeiro civil, enfatiza que o desejo de seu coração é o de que as pessoas “tomem gosto” pela doação. Ela faz um apelo para que todos sejam disponíveis à essa “ação do bem”.

“Eu não quero só que eles doem nessa data, mas se tornem doadores. Deixo o apelo e o convite para aquele que não é doador que se torne, que se dirija ao Hemocentro de Picos para conhecer mais o espaço. Infelizmente, há muitas pessoas que não doam por falta de informação. Convido a todos que venham fazer essa doação em agradecimento aos meus 30 anos”, fez o convite.

Foto: Arquivo pessoal

Thaís Farias realizará, ainda, um sorteio para todos os que se voluntariarem a serem doadores e colaborarem com sua campanha. É preciso, antes de sair do local, pedir comprovante de doação para concorrer aos prêmios.

Prêmios:

– voucher de R$ 25,00 em compras na Patisserie Bolos e Sabores;
– voucher de aula de redação e correção com a professora Silvelena Pinheiro;
– lista de questões de conhecimentos regionais para o concurso da PMPI; e
– 20% de desconta em compras de acessórios na loja ICenter (com apresentação do comprovante).

Requisitos para ser um doador:

– É preciso que a pessoa tenha a partir de 16 anos de idade (menores devem estar acompanhados de responsáveis) até 69, com bom estado de saúde e pesando no mínimo 50Kg;
– Estar alimentado (evitar gordura três horas antes da doação);
– Se for após o almoço, a doação somente será permitida duas horas após a ingestão dos alimentos;
– É preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h;
– É necessário ter em mãos documento com foto, CPF e cartão do SUS;
– Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e puérperas não podem doar.

A frequência máxima para doação é de 4 vezes por ano para homens e 3 vezes para mulheres, com intervalo mínimo de 2 e 3 meses, respectivamente. Não há nenhum risco de contaminação para o doador, o procedimento é simples e seguro e dura em média 5 minutos.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade