Um aniversário diferente: jovem picoense planeja mutirão de doação de sangue para celebrar a vida
Thaís Farias conclama amigos e conhecidos a doarem sangue nos próximos dias 09 e 10 de setembro, no Hemocentro de Picos. Quem participar concorrerá a prêmios.
Para celebrar os 30 anos de vida, a jovem picoense Thaís Farias decidiu, este ano, organizar um mutirão de doação de sangue para o Hemocentro de Picos. A doação acontece nos próximos dias 09 e 10 de setembro, das 08h00 às 17h00.
“Essa ideia surgiu porque algumas pessoas de minha família já passaram por problemas de saúde e precisaram de transfusão de sangue. Comecei a perceber que havia uma deficiência em relação às pessoas e até um bloqueio para poderem efetuar essa doação de forma voluntária”, explicou a jovem Thaís Farias sobre onde tudo começou.
Ela destacou que a melhor maneira de receber as felicitações por parte de seus amigos e conhecidos, ou seja, as pessoas que lhe querem bem, é colaborando nessa campanha que tem o objetivo principal de salvar vidas, visto que o estoque de sangue está em baixa no Hemocentro de Picos.
“Já salvei muitas vidas com bolsas de sangue porque sou doadora desde 2015 e sou orgulhosa disso. Essa campanha significa para mim muito agradecimento a Deus pela vida, por estar completando três décadas de vida com muita saúde, muita disposição para poder salvar outras vidas. A minha campanha é voltada para a comemoração de meu aniversário, onde estarei celebrando 30 anos de vida. Será uma campanha destinada, primeiramente, a meus amigos, mas também a todos aqueles que me conhecem, me admiram de alguma forma e querem meu bem. Esse ato de doação fará com que eu seja muito mais recompensada do que alguém me dando um presente. Este será meu maior presente”, disse ela.
Thaís Farias, que também é bombeiro civil, enfatiza que o desejo de seu coração é o de que as pessoas “tomem gosto” pela doação. Ela faz um apelo para que todos sejam disponíveis à essa “ação do bem”.
“Eu não quero só que eles doem nessa data, mas se tornem doadores. Deixo o apelo e o convite para aquele que não é doador que se torne, que se dirija ao Hemocentro de Picos para conhecer mais o espaço. Infelizmente, há muitas pessoas que não doam por falta de informação. Convido a todos que venham fazer essa doação em agradecimento aos meus 30 anos”, fez o convite.
Thaís Farias realizará, ainda, um sorteio para todos os que se voluntariarem a serem doadores e colaborarem com sua campanha. É preciso, antes de sair do local, pedir comprovante de doação para concorrer aos prêmios.
Prêmios:
– voucher de R$ 25,00 em compras na Patisserie Bolos e Sabores;
– voucher de aula de redação e correção com a professora Silvelena Pinheiro;
– lista de questões de conhecimentos regionais para o concurso da PMPI; e
– 20% de desconta em compras de acessórios na loja ICenter (com apresentação do comprovante).
Requisitos para ser um doador:
– É preciso que a pessoa tenha a partir de 16 anos de idade (menores devem estar acompanhados de responsáveis) até 69, com bom estado de saúde e pesando no mínimo 50Kg;
– Estar alimentado (evitar gordura três horas antes da doação);
– Se for após o almoço, a doação somente será permitida duas horas após a ingestão dos alimentos;
– É preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h;
– É necessário ter em mãos documento com foto, CPF e cartão do SUS;
– Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e puérperas não podem doar.
A frequência máxima para doação é de 4 vezes por ano para homens e 3 vezes para mulheres, com intervalo mínimo de 2 e 3 meses, respectivamente. Não há nenhum risco de contaminação para o doador, o procedimento é simples e seguro e dura em média 5 minutos.