ad16
DestaquesEducaçãoGeralTodas as Notícias

Unicef usará programa do Piauí como exemplo para o mundo

O programa Palavra de Criança, uma ação para alfabetização na idade certa desenvolvido pelo Instituto ProBem e o Unicef, órgão da ONU para a infância, foi escolhido como uma das cinco melhores experiências em disputa com 400 outros programas da instituição, em 184 países. O programa tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação e, com a conquista, o Unicef vai produzir um documentário para divulgar a ação piauiense em todo o mundo.

A partir de agosto, uma equipe do Results for Development Institut, entidade que realiza ações de promoção para o Unicef, vem ao estado para iniciar a documentação do Palavra de Criança. “Eles vão falar com os alunos, os pais, irão compreender todo o processo de execução do programa para compor uma publicação internacional do Unicef. Esta publicação vai levar o exemplo do Palavra de Criança para todos os países”, revela o diretor do Unicef no Ceará, Rui Aguiar.

86ad66d191cf1d7fb258e608c5685aa2

O Palavra de Criança nasceu em 2008, tendo com piloto a cidade de Teresina. Em seguida, a ação foi aplicada em Sobral (CE) e, hoje, atende a 79 municípios em todo o Piauí. Seu principal objetivo é garantir que todas as crianças de cada cidade consigam ler e compreender textos de complexidade adequada a sua idade, sendo acompanhadas até o 5º ano. “Primeiro temos que cumprir a obrigação de ter todas as crianças na escola. Os resultados esperados é que todas sejam alfabetizadas na idade certa”, completa o diretor do Unicef.

Segundo Rui Aguiar, a novidade do Palavra da Criança para 2015 é a expansão da ação para as séries iniciais do Ensino Fundamental. “Antes o foco era a alfabetização, até o 3º ano do Ensino Fundamental. Agora, temos um olhar também até a 5ª série, para fazer um acompanhamento mais prolongado”.

“O Palavra de Criança está ajudando o ensino médio do Piauí a receber um aluno mais qualificado, ou seja, um aluno mais capaz de enfrentar um nível de ensino mais complexo e que é a preparação para o ensino superior. Portanto, a Seduc está presente nesta iniciativa inovadora e, agora, de sucesso internacional”, comentou a secretária da Educação, Rejane Dias.

Ação reduz analfabetismo nas series iniciais pela metade

Nos oito anos de execução, o Palavra de Criança conseguiu reduzir pela metade o analfabetismo nas primeiras séries do ensino. “É porque as crianças chegavam às primeiras séries do ensino fundamental sem saber ler e compreender um texto. Em 2008, cerca de 60% das crianças nesta faixa apresentavam este problema”, comentou Rui Aguiar. Já em 2013, o levantamento do governo federal apontou que, em média, 70% das crianças nos municípios envolvidos conseguiam ultrapassar as metas de leitura e compreensão.

O programa funciona por meio de metodologia própria de alfabetização, focada no ensinamento lúdico e acompanhamento mais presente do desenvolvimento individual das crianças. “Nós utilizamos uma moderna ferramenta informatizada para acompanhar esse rendimento, cuja operação é passada aos coordenadores pedagógicos e professores em nossos encontros”, explica Aguiar.

Os coordenadores pedagógicos são uma das peças-chave deste programa. São eles que, em conjunto com os professores, aplicam a metodologia do Palavra de Criança: fazendo uso de técnicas diferenciadas de alfabetização, o acompanhamento do rendimento individual dos alunos e das experiências que aproximam as atividades com a realidade dos alunos. Em todo o processo também é incentivada a participação da família e são firmados acordos com os prefeitos para execução em seus municípios.

“Portanto, é com a utilização dos métodos adequados, da realização das atividades e do acompanhamento firme das metas que o Palavra de Criança está alcançando seu objetivos. Hoje, graças a este programa, mais e mais crianças das redes municipais estão alfabetizadas na idade certa”, comemora Rejane Dias.

Fonte: Cidade Verde

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade