ad16
DestaquesTodas as Notícias

Universidades públicas do Piauí vão ofertar mais de 7.600 vagas para SiSu; inscrições iniciam nesta terça

Veja os critérios de seleção de cada uma delas: UFPI, UESPI e IFPI.

As três principais universidades públicas do Piauí aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu) de 2022 e vão oferecer 7.668 vagas em diversos cursos em campi espalhados pelo estado. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (15), na página oficial do programa e os candidatos terão até sexta-feira (18) para fazer a inscrição.

Em todas as instituições, a seleção será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referente ao ano de 2021.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai oferecer 2.515 vagas em 71 cursos, na modalidade presencial, dentro da 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. A adesão ao SISU acontece para todos os cursos de graduação nos 12 campi da instituição no estado e para o ingresso no primeiro semestre deste ano.

Das 2.515 vagas, 50% serão destinadas à ampla concorrência (AC) e 50% para ações afirmativas (AF), conforme o Art. 1o da Lei Estadual no 7.455, de 14 de janeiro de 2021.

As vagas de AF serão distribuídas em:

I- Ação Afirmativa 1: 45% para pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário mínimo e meio(1,5);
II- Ação Afirmativa 2: 10% para pessoas com deficiências que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5);
III- Ação Afirmativa 3: 45% integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita de até um salário-mínimo e meio(1,5) e que não estejam concorrendo na forma das ações Afirmativas 1 e 2.

UFPI é a universidade com mais vagas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) também já divulgou que vai oferecer 2.888 vagas, maior número entre as três, para cursos de graduação. As aulas estão previstas para iniciar em junho e estão sendo ofertadas para 66 cursos distribuídos nos campi de Teresina, Bom Jesus, Floriano e Picos.

Para poder se inscrever na UFPI é necessário ter tirado nota mínima de 450 pontos na redação, bem como a média das notas de, no mínimo, 300 pontos nas provas do Enem 2021.

Na UFPI, do total de vagas, metade é destinada a estudantes que cursaram todo o ensino médio na escola pública, conforme a Lei nº 12.711/2012, ou seja 1.444 vagas. A partir dessa exigência, há vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; a autodeclarados pretos, pardos e indígenas; e ainda a estudantes com deficiência.

IFPI tem vagas para 58 cursos

Em seu edital, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) oferta 2.265 vagas em 58 cursos superiores pelo SiSU.

Os cursos oferecidos no IFPI são cursos Tecnológicos, Bacharelados e Licenciaturas. As oportunidades estão distribuídas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença para ingresso no 1º semestre de 2022.

As vagas eventualmente não ocupadas ao final da chamada regular serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SISU. Para constar da lista de espera, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar, no SISU, o interesse pela vaga, no período de 22 de fevereiro a 08 de março.

Fonte: G1 PI

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.