A mobilização via internet vem mostrando a força do internauta piauiense que já colocou o estado no ranking dos assuntos mais comentados entre os usuários do twitter em episódios polêmicos ocorridos no Piauí em 2011. As redes sociais já deixaram de ser apenas local de encontro dos amigos e ganharam força junto a empresas e políticos que usam o facebook, twitter e youtube, por exemplo, para comunicar suas idéias e ações.
Percebendo a legião de seguidores e as mudanças que as redes sociais provocaram na comunicação local e nacional os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade CEUT lançam a 4° semana de Comunicação com o tema Manifestação e Expressão em Tempo Digital, evento que acontece de 03 a 07 de Outubro na Faculdade CEUT.
A idéia é discutir como as redes sociais vêm sendo utilizadas por comunicadores, políticos e empresários como ferramenta de comunicação e como esse processo modifica a forma de comunicar idéias e ações. “A idéia da semana é abrigar todos os campos da comunicação e nessa edição, o tema escolhido pelos próprios alunos veio em um momento em que as pessoas se expressam através das redes sociais e alteram as formas de manifestação na sociedade. Além de discutir a comunicação nas redes sociais a semana de comunicação também traz temas relacionados às mídias tradicionais, como rádio e TV, por exemplo, proporcionado aos alunos práticas e a troca de idéias com os profissionais que participam do evento ” disse Maria Helena Almeida, Coordenadora dos cursos de comunicação da Faculdade CEUT.
A estudante Nayara Nadja coordena a produção do evento desde a primeira edição em 2008 e conta como os criadores elaboram o evento. “O tema da 4ª Semana de Comunicação do CEUT foi pensado para os estudantes e profissionais da área, sobretudo influenciado pelo constante uso das redes sociais. É um mundo bem próximo principalmente para os jornalistas e publicitários e as mudanças que as redes sociais estão provocando no mercado precisam ser discutidas”, disse a estudante do 8° período de Jornalismo.
A programação dinâmica como sugere as redes sociais traz grandes nomes da comunicação nacional como o jornalista Michael Keller, reporter da revista semanal Domingo Espetacular da Rede Record e a jornalista Lígia Girão da Empresa Brasil de Comunicação. Os Publicitários Eden Wiedemann e Kenzo Kimura falam das oportunidades e desafios para alcançar o sucesso profissional via internet. Para os amantes da fotografia, Lia de Paula traz as melhores dicas em um workshop.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Michael Keller
Há seis anos como repórter da Rede Record nos telejornalísticos Domingo Espetacular e Câmera Record, Keller é formado em jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU-interior de São Paulo) e sua carreira começou cedo na cidade natal de Mantiqueira – SP, quando então com 15 anos começou a trabalhar na Rádio Mantiqueira. Ainda pelo radiojornalismo trabalhou na Rádio Difusora de Taubaté.
Na TV, Michael Keller trabalhou na Rede Globo Minas em Belo Horizonte, Globo Rio e Globo São Paulo, e também passou pelas afiliadas da Globo em Resende-RJ, São José do Rio Preto-SP e São José dos Campos – SP. Foi repórter e apresentador dos programas SPTV e Globo Esporte, editor-chefe do Globo Esporte em São José dos Campos. Além disso, trabalhou durante 5 anos como repórter do programa Mais Você de Ana Maria Braga.
Lia de Paula
Uma busca rápida no Google revela o talento de fotografar de Lia de Paula. A fotógrafa de Fortaleza – Ceará trabalha atualmente na Agencia Senado em Brazília e é autora da exposição “Transposição do Centro – O Centro de Fortaleza sob o olhar de Lia de Paula” (2009) divulgada pelo jornal Diário do Nordeste, trabalho que revelou a arquitetura e as cores do centro da capital do Estado cearense. Entre os trabalhos, Lia de Paula é responsável pelo makingoff dos filmes Meu Jardim (2009) e Maria Antonieta Faz Aniversario.
*Com informações do Hebance e Flick
Kenzo Kimura
Redator Publicitário e blogueiro. Criador do Blog Rafiado, criado em 2008 com o objetivo de divulgar notícias sobre o mercado publicitário cearense. Um espaço para profissionais, estudantes, professores se atualizarem, movimentar discussões e ficar por dentro de tudo o que rola no mercado publicitário brasileiro.
Lígia Girão
A jornalista é assessora parlamentar do Gabinete do Senador Eduardo Braga / Ex-Assessora da TV Brasil (Empresa Brasil de Comunicação ). Presidente da Comissão de Tecnologia e Informática do Senado, Especialista Multimídia na EBC com MBA em TV Digital e Novas Mídias.
Eden Wiedman
Publicitário em atuação desde 1995 – tendo exercido cargos como diretor de arte, diretor de criação, planejamento e atendimento. Atualmente trabalhando com todas as formas de “nova comunicação” – guerrilha, buzz, viral, ações na web, branding online, geração de mídia espontânea e outras áreas da mídia social – é Gerente de Conteúdo e Mídias Sociais na F.biz (uma das maiores agencias de publicidade do Brasil), @Eden Wiedemann já trabalhou com marcas como: McDonalds, Rede Globo, Tupan, Sapatos, VIVO, Walmart, Bonaparte, Chevrolet, Fiat
A produção também preparou minicursos e GD’s com os melhores profissionais do Piauí. Durante o evento serão lançados os livros da Jornalista Jaqueline Dourado e do Publicitário Breno Brito. Momentos como o ‘Comunicações Orais’ e ‘Portfólio Day’ apresentam o melhor da produção acadêmica. E para dá som a toda essa efervescência de conhecimento e cultura a Academia Onírica e Déborah Radassi animam o evento.
Fonte: ASCOM