ad16
SaúdeTodas as Notícias

Universitários promovem palestra sobre câncer de mama e de próstata na UBS Belinha Nunes

Na tarde da última sexta-feira (19), a equipe da Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes I e II, no bairro São Vicente, em parceria com universitários da Unopar, realizaram palestras para tratar da prevenção e cuidados contra os cânceres de mama e de próstata.

  • SIGA O RIACHAONET NO INSTAGRAM
  • SIGA O RIACHAONET NO FACEBOOK
  • SIGA O RIACHAONET NO YOUTUBE
  • O evento foi em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, meses separados pelo Ministério da Saúde para intensificar a prevenção e o combate contra as doenças.

    De acordo com a enfermeira de Estratégia em Saúde da Família na UBS Belinha Nunes II, Ionara Holanda, o momento é importante para impulsionar a comunidade a ficar alerta e se autocuidar.

    Ionara Holanda – Foto: Jaqueline Rajner

    “Reunimos a comunidade local para falarmos um pouco sobre a prevenção ao câncer de mama e de próstata. São doenças que têm uma importância epidemiológica muito grande, que precisam ser vistas por nós, profissionais, assim como toda a comunidade. Então esse momento foi para falar sobre formas de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados para que a comunidade possa estar alerta a esses sinais e nos procurar”, disse ela.

    Ionara ressaltou que durante todo o ano as equipes de saúde da UBS trabalham sobre os mais diversos tipos de doenças e que a comunidade tem buscado orientações com mais frequência.

    “A comunidade tem tido essa preocupação de buscar a prevenção. As pessoas estão hoje muito mais preocupadas em se exercitarem, em se alimentarem bem, em fazer os exames de rotina, e o nosso trabalho não pode parar. A gente tem que sempre estar incentivando a comunidade a manter uma qualidade de vida boa”, destacou.

    O professor responsável pela turma de alunos palestrantes da Unopar, o Especialista em Saúde Pública, Bruno Oliveira Mendonça, pontuou a troca de conhecimento que eventos como estes geram.

    Bruno Oliveira Mendonça – Foto: Jaqueline Rajner

    “Essa é uma troca de crescimento. Ao mesmo tempo ajudamos no crescimento do conhecimento do alunado e da população com o repasse de informações, ou seja, eles têm que estudar para reconhecer, saber o que estão passando e, assim, essa troca de informações enriquece ambos os lados”, falou.

    Além das equipes de saúde da UBS, várias pessoas da comunidade participaram do evento.

    Botão Voltar ao topo
    Quer falar a Redação? Comece aqui

    Adblock detectado

    Você está usando um bloqueador de anúncios.
    Publicidade