ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Médico alerta que uso do cotonete pode levar a surdez

E quem imaginaria que o cotonete utilizado para fazer a limpeza do ouvido pode provocar a surdez? Limpar o ouvido com cotonete é um hábito comum, porém médicos alertam que o mau uso pode provocar a perfuração do tímpano, e levar a surdez. A perfuração ocorre quando  a pessoa limpa profundamente o ouvido,  fazendo movimentos rápidos.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, cerca de 30 milhões de brasileiros sofre de surdez. O número se torna preocupante quando levado em consideração que os jovens estão entre os públicos mais suscetíveis a ter algum problema de audição devido as condições de exposição.

Mau uso pode provocar a perfuração do tímpano - Foto: Reprodução
Mau uso pode provocar a perfuração do tímpano – Foto: Reprodução

O médico otorrinolaringologista, Alexandre Campos, explica que a cada 10 pacientes atendidos no consultório, oito sofrem de infecção do ouvido ocasionada pelo uso do cotonete.  “O cotonete é feito para limpar a parte externa da orelha. Mas as pessoas tendem a limpar muito internamente, daí vem as complicações como inflamações, perfurações e perda de audição”, enfatizou o médico.

Alexandre Campos orienta ainda que as infecções podem evoluir para estágios mais graves, acompanhadas de secreções, coceiras e dores. A forma correta de limpar o ouvido segundo o médico é fazendo uso de uma toalha úmida, onde apenas a parte externa é limpa.

11751155_799567353491591_574967494_n

“É preciso esquecer de vez o cotonete. Existem outras formas de fazer a limpeza do ouvido. Em certos casos em que ocorre a perfuração do ouvido, muitas vezes é necessário operar”, explicou Alexandre Campos.

Outro grande problema de usar as hastes do cotonete com frequência é acabar empurrando, mesmo sem querer, a cera para dentro do canal auditivo, deixando-a muito próxima do tímpano e obstruindo completamente o canal auditivo externo, causando dificuldade na audição.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade