ad16
MunicípiosPatos do PiauíTodas as Notícias

Vacinação Acelerada: Patos do Piauí já aplicou 1089 doses das vacinas contra a Covid-19

Nesse momento, o município está fazendo a vacinação em idosos acima de 65 anos; em deficientes com mais de 60 anos (institucionalizados e com comorbidades) e, também, em profissionais da saúde.

De acordo com a atualização do vacinômetro feita pela Secretaria Municipal de Saúde na noite de deste domingo (18), o município de Patos do Piauí já aplicou 1089 doses das vacinas contra a Covid-19 (CoronaVac e AstraZeneca).

Nesse momento, o município está fazendo a vacinação em idosos acima de 65 anos; em deficientes com mais de 60 anos (institucionalizados e com comorbidades) e, também, em profissionais da saúde. Com a chegada de mais doses, o município dará continuidade à vacinação em idosos entre 60 e 64 anos.

Ainda de acordo com o vacinômetro, 860 pessoas já receberam a primeira dose da vacina; destas, 229 já foram imunizadas também com a segunda dose das vacinas. Dos idosos acima de 90 anos, 33 já receberam primeira e também a segunda dose. Dos idosos acima de 80 anos, 133 receberam a primeira dose e 52 já receberam também a segunda dose. Dos idosos de 75 a 79 anos, 172 já receberam a primeira dose e 74 já receberam também a segunda dose.

Na faixa etária de 70 a 74 anos, 193 idosos já tomaram a primeira dose e 1 já recebeu também a segunda dose.

Dos idosos de 65 a 69 anos, 221 já receberam a primeira dose. Dos idosos de 60 a 64 anos, apenas 4 receberam a primeira dose. Essas últimas duas faixas etárias continuam em andamento e o município aguarda o recebimento de mais doses, pela SESAPI, para continuar a vacinação.
Sobre os deficientes com mais de 60 anos e com comorbidades/institucionalizados, 13 já receberam a primeira dose da vacina e 6 já receberam também a segunda dose. Além disso, o município também já vacinou 91 Profissionais da Saúde, dentre eles 63 já receberam as duas doses da vacina.

De acordo com a Coordenação de Imunização Municipal, a vacinação contra a covid-19 vem sendo feita em uma ação conjunta entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os profissionais da Imunização do município. Os ACS ficam responsáveis pelo mapeamento e por fazer a notificação às pessoas que serão imunizadas pelas equipes que aplicam as vacinas. “A vacinação vem acontecendo de forma acelerada tanto na sede quanto nas comunidades rurais. Assim que recebemos o comunicado para irmos buscar as vacinas em Paulistana, a equipe se desloca e traz os novos lotes. Essas vacinas já chegam ao município com uma determinada faixa etária específica para serem aplicadas”, destaca a Enfermeira Luzissandra Dias.

A Secretária Municipal de Saúde, Auzeni Costa, relembra que “o município vem seguindo todas as orientações da SESAPI e do Ministério da Saúde e vem divulgando o detalhamento completo da vacinação no município pelas redes sociais oficiais da prefeitura e no site institucional município”, disse.

Secretária de Saúde de Patos do Piauí, Auzeni Costa

A Enfermeira Fabiana Silva explica a importância da vacinação contra a covid-19. “As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde. Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, a vacinação é a principal arma que temos para vencer esse vírus”, afirmou.

Fabiana complementa e destaca que o número de doses aplicadas no município até o momento é bastante significativo, principalmente, ao levar consideração a quantidade de habitantes que o município de Patos do Piauí possui.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade