ad16
Saúde

Vacinação contra o sarampo deve imunizar mais de 300 mil crianças no Estado

Vacinação contra o sarampo
Vacinação contra o sarampo

A segunda etapa de vacinação contra a poliomielite foi iniciada nesta segunda-feira (8). No Piauí, a meta é vacinar 254 mil crianças de 0 a 5 anos de idade. A primeira etapa no Estado atingiu 98,20% da meta, e para manter o índice foi realizado um encontro com os gestores municipais no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), durante toda esta manhã.

Prefeitos e secretários municipais estavam presentes para ouvir e seguir as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, feitas pela diretora da Unidade de Vigilância em Saúde, Telma Evangelista, e da coordenadora estadual de Imunização, Doralice Lopes. Além da assessora do Ministério da Saúde, Janilce Guedes, da presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Amariles Borba, e o assessor técnico da Sesapi, Agenor Lira, que representou a secretária Lilian Martins.

Há cinco anos o Estado não atingia a cobertura mínima vacinal exigida pelo Ministério da Saúde, que é de 95% das vacinas. “Precisamos manter esse ritmo para atingirmos a meta também na segunda etapa”, afirma Doralice Lopes.

O Brasil erradicou a transmissão autócode de poliomielite – a que acontece na própria região -, porém é necessário manter a vacinação para evitar contágio durante viagens para fora do país ou contato com estrangeiros. Além do Brasil, 48 países estão em campanha de vacinação contra a poliomielite.

Durante o encontro, também, foram discutidos os procedimentos para vacinação contra o sarampo, cujo Dia D será no próximo sábado (13). A campanha segue até o dia 16 de setembro e tem como meta vacinar 308 mil crianças de 1 a 7 anos de idade (seis anos, 11 meses e 29 dias). Para isso foram distribuídas 366 mil doses da vacina.

A vacinação contra o sarampo foi colocada dentro da campanha contra a poliomielite devido a um surto da doença em alguns países da Europa e o risco dessa manifestação chegar ao Brasil, pois, apesar das estratégias de eliminação, o país ainda não erradicou a doença.

“O objetivo é erradicarmos o sarampo até 2012 e, para isso, estamos reforçando as campanhas de vacinação e vigilância em saúde para mantermos o vírus afastado e sem circulação no país”, declara Telma Evangelista.

Há registro que o vírus não circula desde o ano 2000, contudo, quase 70 casos da doença importados foram confirmados no país em 2010. O Piauí registrou um caso em 2011, de uma pessoa que foi infectada durante viagem a Europa. Por isso, a importância da vacina também para adultos. “Durante a campanha o foco serão as crianças, mas recomendamos que os adultos, principalmente os que irão viajar para fora do país, procurem um posto de saúde e tomem a vacina”, comenta Telma.

O sarampo é uma infecção causada por vírus que atinge o sistema respiratório. É uma doença contagiosa e têm como sintomas febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar, conjuntivite e dores pelo corpo. A principal forma de prevenção é através da vacina.

Ascom

[ad#ad-5]

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade