ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralSaúde

Vacinas um Serviço de Saúde Publica

Foto - Tiago Rafael

Por Tiago Rafael

Como uma das conquistas do povo brasileiro no que diz respeito ao serviço de atendimento de saúde pública, destaca-se o Programa Nacional de Imunização. Como parte do trabalho do SUS as vacinas são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, o mesmo é um serviço de imunização  realizado na erradicação de doenças e até mesmo da mortalidade infantil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Campanha da Fraternidade deste ano questiona o serviço da saúde pública, a melhoria e o atendimento em todas as realidades. Segundo o texto-base da CF-2012, a saúde pública consiste não somente na superação de doenças, mas fruto do bem viver das pessoas, das comunidades e da sociedade como um todo.

Para Conceição Portela, Coordenadora do Programa de Imunização em Picos, as vacinas são um dos mais ricos investimentos que o Brasil possui no que diz respeito ao oferecimento da saúde de qualidade. “As vacinas existem no Brasil desde a década de 60 é uma conquista do povo brasileiro, da igreja da sociedade em geral”, ressalta.

Conceição Portela - Foto: Tiago Rafael

Para haver maior entendimento é preciso dizer que o SUS tem apenas 22 anos de funcionamento e são mais de 30 anos de má distribuição da política social de Saúde Pública, sendo assim a vacina foi uma porta de entrada para melhoria da saúde pública.

Foto: Tiago Rafael

É preciso observar que o Brasil é o único país que oferece a vacina gratuita, um investimento que o cidadão adquire por meio da sua contribuição, através dos impostos pagos, mas vale ressaltar  que há países que não são oferecidos sequer vacina contra gripe. Como sabemos é direito do estado garantir para todos, Saúde de qualidade, porém existe ainda má administração na distribuição deste sistema, por isso a população precisa ser o maior parceiro em cobrar melhorias no atendimento do SUS,um exemplo disso é a distribuição de medicamentos.

“O SUS é uma conquista da sociedade, foi uma aclamação de todos, e isso hoje é visível onde se pode destacar a erradicação do número de crianças que morrem antes de completar um ano de vida, além do sarampo e outros benefícios que a política da imunização acontece diretamente”, enfatiza.

 Foto: Tiago Rafael

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade