Publicidade Riachaonet
Geral

Vale do Guaribas será prioridade na implantação do Brasil Sem Miséria

anuncio17 UNIFSA
Capacitação
Capacitação do "Brasil Sem Miséria". Foto: Jailson Dias

Ao longo de toda essa semana técnicos da Emprensa Implanta estão recebendo uma capacitação sobre o novo programa do Governo Federal, “Brasil Sem Miséria”, que será implantado prioritariamente na região do Vale do Guaribas. “É o piloto dentro do Estado do Piauí. É o primeiro território a ser atendido, e hoje temos pessoas do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) vindo de Brasília para informar esses técnicos qual a importância desse programa”, explicou Adroaldo Júnior articulador territorial do Vale do Guaribas.

Adroaldo informou que o Brasil Sem Miséria é um dos principais programas do Governo Dilma Rousseff, que tem o objetivo de regatar 1800 famílias da pobreza extrema, atendendo pessoas que possuem renda de até R$70,00. “Os técnicos farão esse diagnósticos de levantamento de dados do que essas famílias realmente precisam para sair da pobreza”, informou.

O articulador explicou que o trabalho dos técnicos é importante para o levantamento dos dados e a elaboração do diagnóstico a partir do qual será elaborado um plano de ação para resgatar essas famílias da extrema pobreza. O diagnóstico será concluído até fevereiro de 2012 quando os recursos serão liberados para a implantação dos projetos.

Ele explica ainda que esse novo programa não funcionará como o “Bolsa Família”, através do “Brasil Sem Miséria” as famílias serão orientadas a montar o próprio negócio. “Terá um fomento de R$2000,00 para estar trabalhando o mapa de oportunidades que existem de cada família”, explicou. “Através de plantios, culturas, artesanato, tudo isso gera renda, e a intenção do programa é identificar essa vocação”, concluiu.

A coordenadora do curso de capacitação oferecido no CTD, Cristiane de Araújo Monteiro, informou que os agricultores já estão no Cadastro Único, alguns contemplados pelo “Bolsa Família”. A empresa Implanta foi escolhida para fazer o levantamento do diagnóstico por ter vencido a “chamada pública”. O curso que oferece informações sobre as políticas do MDS e do MDA, começou dia 07 de dezembro e se estenderá até o próximo sábado, dia 12.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.