DestaquesGeralTodas as Notícias

Valença: Ministério Público investiga morte de jovem e bebê durante parto

anuncio17 UNIFSA

A Promotoria de Justiça de Valença do Piauí/PI vai abrir um Inquérito Civil Público e e solicitou um Inquérito Policial para apurar a morte de uma jovem e seu bebê durante o parto ocorrido no último dia 19 no Hospital Regional do município. A suspeita é que houve negligência médica por parte da unidade de saúde.

Em nota, o Ministério Público informa que o caso está sendo apurado por meio da promotora de Justiça Débora Geane Aguiar Aragão, que aguarda o resultado do exame do IML para prosseguir as investigações. A vítima, Vanessa Alves Leite, de 18 anos, e seu bebê, faleceram durante o parto no dia 19 de Março no hospital Regional Eustáquio Portela e a família alega que o atendimento médico não procedeu de maneira correta.

Segundo a denúncia, a jovem teria entrado em trabalho de parto sem acompanhante, o que é um direito garantido por lei e que não teria sido cumprido. “Foi constatado que o referido hospital não tem atendido ao que dispõe a lei nº 11.108/2005 quanto ao direito da parturiente de um acompanhante durante o trabalho de parto, sendo que o Diretor do hospital foi devidamente orientado ao cumprimento da lei”, informa a nota.

Além disso, na última segunda-feira, 29, foi realizada uma inspeção técnica por psicólogos e médicos integrantes do Grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha do Estado do Piauí. A vistoria foi supervisionada pelo Ministério Público.

A Promotoria de Valença vai aguardar o relatório conclusivo da inspeção para a “abertura de inquérito que terá por finalidade exigir – extrajudicial ou judicialmente – das autoridades responsáveis medidas efetivas e práticas para evitar novas mortes, adequando o serviço às preconizações da “Rede Cegonha” (Portaria MS/GM 1.459/2011), bem como a apuração de eventuais faltas disciplinares de funcionários envolvidos”.

FONTE: Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.